brunapatrizzi

27 de jul de 20232 min

Educação ambiental com comunidades: como estamos trabalhando com a comunidade de Flecheiras no Ceará

Atualizado: 1 de ago de 2023

É muito comum associarmos a educação ambiental ao trabalho com crianças no contexto escolar. Envolver as crianças e aproveitar o ambiente escolar para realizar ações de educação ambiental pode ser um caminho. Mas, precisamos deixar claro que educação ambiental não é só para crianças. Afinal, responsabilizá-las pela busca da sustentabilidade seria um peso muito grande para elas carregarem.

Pessoas adultas também podem e devem participar, já que são elas que tomam as decisões atualmente. E, por isso, têm maior poder de ação no tempo presente. Os estudos mais atuais mostram como o aprendizado ao longo da vida é efetivo e gera transformações socioambientais.

Para planejar Programas de Educação e Comunicação Ambiental será necessário priorizar os públicos. E para escolher quem são os grupos prioritários algumas perguntas podem ajudar:

  • Quem são as pessoas que mais sofrem ou que mais se preocupam com os problemas locais identificados?

  • Quem são as pessoas que mais aproveitam ou quem são as entusiastas dos potenciais locais identificados?

  • Quem são as pessoas que já estão sensibilizadas, ou mobilizadas por essas questões ou causas semelhantes?

  • Quem são as pessoas que têm poder de ação em relação aos problemas e potenciais identificados?

Na comunidade de Flecheiras, em Trairi-CE, estamos iniciando um projeto onde o público adulto é prioritário. A partir de diversas parcerias, será implementado um cultivo sustentável de algas marinhas nativas com o objetivo de gerar renda e conservar e valorizar a biodiversidade local. Nosso papel é elaborar um plano de fomento ao ecoturismo na comunidade a partir da visitação da área de cultivo. Além disso, será oferecida uma formação para guias ambientais locais. Todas as ações estão sendo construídas de forma participativa, junto com a comunidade e articulando instituições locais.

O trabalho com comunidades exige uma equipe especializada e abertura ao diálogo para que o relacionamento seja equilibrado e que os possíveis conflitos sejam minimizados. Nossa equipe pode ajudar sua organização nesse processo. Entre em contato para agendarmos uma reunião.

    26
    0