brunapatrizzi

27 de jul de 20232 min

Diagnóstico na Educação Ambiental: como desenvolvemos jogos educativos para a Elera Renováveis

Atualizado: 1 de ago de 2023

O primeiro passo para planejar um Programa de Educação ou Comunicação Ambiental é fazer um diagnóstico de onde se pretende atuar. Mesmo em ações pontuais, o diagnóstico contribui para uma educação ambiental contextualizada e engajadora. Com o diagnóstico é possível identificar os públicos prioritários e suas demandas para que o investimento em educação ambiental traga resultados efetivos com as comunidades.

Além disso, é possível alinhar as expectativas da equipe e da organização com as necessidades e demandas do público. Para isso, é fundamental considerar tanto as respostas da comunidade quanto das equipes envolvidas. Dessa forma a chance das pessoas se engajarem de verdade no programa aumentam muito. Afinal, ele vai ajudar a resolver ou potencializar algo que é importante para aquele território.

Alguns aspectos que você poderá identificar no diagnóstico:

- quais pessoas podem ou devem ser envolvidas;

- quais são as necessidades e expectativas dessas pessoas;

- quais são os objetivos e expectativas das equipes da organização;

- qual o território de abrangência do programa;

- quais são os principais potenciais socioambientais locais (não existem só problemas!);

- quais são os principais problemas socioambientais locais.

Com a equipe da Elera Renováveis, nós elaboramos jogos educativos contextualizados para a realidade de Parelhas - RN, município de implementação de parque eólico da empresa. Durante a etapa de diagnóstico, conversamos com a Secretaria Municipal de Educação, com a equipe do Geoparque Seridó e com a equipe da própria Elera Renováveis. Cada grupo possuía expectativas diferentes em relação aos materiais que seriam produzidos. Com diálogo e um relacionamento cuidadoso com cada grupo, ajustamos a proposta, temas e públicos de forma a atender o melhor possível todas as partes envolvidas. O resultado foi a produção de dois jogos de cartas e um álbum de figurinhas para faixas etárias diferentes que valorizam a geo-sócio-biodiversidade do Geoparque Seridó, do município de Parelhas e da Caatinga. Os materiais foram distribuídos para a secretaria de educação e comunidades atendidas pela empresa.

Se sua organização está precisando de apoio para realizar diagnósticos participativos e elaborar atividades e materiais contextualizados com a realidade local, entre em contato para agendarmos uma reunião.

    57
    0