Mayla Valenti

11 de fev de 20202 min

Reflexão - Ação - Reflexão

Olá! Tudo bem?

Refletir sobre o que já fizemos e planejar o que queremos são tarefas fundamentais para quem quer realizar um trabalho consistente e efetivo. Mas essas tarefas só têm sentido se depois disso nós agirmos. Esse é o processo de reflexão-ação-reflexão defendido por Paulo Freire.

Dessa forma, não ficaremos amarradas ou amarrados às teorias ou aos nossos planos iniciais. Primeiro, nós iremos desenvolver um planejamento pautado nas teorias que conhecemos e apoiamos. Em seguida, vamos experimentar o que planejamos na prática. Depois, refletir sobre o processo e, em sequência, mudar o que for necessário.

E esse movimento será ainda melhor se pudermos engajar todas as pessoas envolvidas nas ações educativas. Convidar o público para participar enriquece ainda mais o processo de reflexão e facilita a busca de soluções que realmente façam a diferença.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: imagem de divulgação do FubáZINE. Há uma foto de crianças e adultos sentados ao redor de uma mesa, as crianças estão desenhando em uma cartolina e os adultos estão sentados olhando na direção das crianças. Ariane é vista de pé do lado esquerdo olhando para a atividade. A imagem possui moldura branca e fundo amarelo. Abaixo da foto, no centro da imagem há o logo do FubáZINE em branco e preto.

Esses momentos reflexivos que integram a ação educativa trazem muito aprendizado para quem participa. Podem e devem estar inseridos no planejamento inicial para evitar que as tarefas diárias atropelem essas ações.

Além disso, a ação-reflexão-ação é o caminho para desenvolvermos um pensamento crítico em relação às nossas práticas e para melhorar sempre. Não deve ser algo cansativo, com metas inalcançáveis que resultariam em sentimento de frustração. Esse processo pode ser leve, tranquilo e até divertido.

Reuniões ao ar livre, com comidinhas e bebidas gostosas, papéis e canetinhas coloridas, imagens que ilustrem ideias etc. podem ajudar a constituir um clima agradável e criativo. E as melhorias virão aos poucos, ao longo do tempo, a partir dos recursos e estruturas disponíveis.

FELIZ ANO NOVO!

Por aqui, tiramos um período de recesso e voltamos em janeiro a todo vapor, organizando as nossas ações para 2020.

Nosso nome e nosso logo mudaram para permitir que possamos comunicar melhor toda a diversidade do nosso trabalho. Um site novinho em folha já está no ar! Aqui no FubáZINE pretendemos trazer conteúdos cada vez mais relevantes para colaborar com a sua prática de educação ambiental.

Além dos textos, mais vídeos e áudios devem aparecer em nossas redes sociais. No segundo semestre, vamos revitalizar o nosso canal do Youtube e reativar a Rádio Fubá no formato de podcast. E estamos trabalhando para que todo este conteúdo seja o mais inclusivo possível.

Esperamos que você goste das novidades que estamos preparando com bastante carinho e cuidado!

#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Banner da Fubá. Na parte superior há uma faixa amarela com a frase: Muito prazer, somos a Fubá educação ambiental!. Ao lado da frase há o logo da Fubá. Abaixo está escrito: criamos experiências educativas transformadoras e inclusivas. Sobre uma faixa rosa, em branco está escrito: + criatividade. Abaixo há três itens: Oficinas e palestras, o logo do Fubázine, e o logo do curso Como?!. Sobre uma faixa verde, em branco está escrito: + biodiversidade. Abaixo há dois itens: consultoria e o logo do ICAS com a palavra parceria. Sobre uma faixa marrom está escrito em letras brancas: + tecnologia. Abaixo há o logo do BoRa e o logo da FAPESP com a palavra apoio. No canto inferior esquerdo há três itens: logo do facebook seguido de /fubaea, logo do instagram seguido de @fuba.ea, e o logo do linkedin seguido de /fubaea. No canto inferior direito há um QR CODE e abaixo está escrito fubaea.com.br.

Por isso, desejamos um ano repleto de ações, reflexões e mais ações para você. Feliz 2020!

    115
    0