• LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Foto de Mayla, Ariane, Andréia e Flávia. Elas estão em pé e são vistas de frente. Da esquerda para a direita, está Mayla. Ela segura na mão direita uma bandeirinha com o logo da Fubá. Ao lado está Ariane com uma almofada com o logo da Fubá. Do lado direito de Ariane está Andréia. Ela segura uma caneca com o logo da Fubá na mão direita e a mão esquerda está sobre o ombro de Flávia, que segura o kit-origami. Ao fundo há muitas árvores.

A Fubá

Somos um negócio socioambiental criado para contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis, justas e inclusivas por meio da educação ambiental baseada em experiências que geram transformações individuais e coletivas.

A Fubá - Educação Ambiental e Criatividade foi lançada em 2015 por quatro educadoras e pesquisadoras encantadas pelo desafio de unir teoria e prática na educação ambiental.

Em 2018, nos tornamos uma startup ao iniciar uma pesquisa inovativa para o desenvolvimento de um aplicativo de educação ambiental com acessibilidade para espaços de visitação. Este projeto tem o financiamento do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da FAPESP. Em 2019, fomos selecionadas para o Programa de Aceleração do Sebrae StartupSP.

 

Hoje somos uma equipe de 15 pessoas com formações diversas trabalhando no maior ecossistema de inovação da América Latina, o ONOVOLAB. 

Como trabalhamos

Nosso trabalho é baseado em valores que estão presentes em nossa organização interna e no relacionamento com clientes e parceiros: sustentabilidade socioambiental, diálogo, coerência, cooperação, diversidade, inclusão e inovação.

Sustentabilidade socioambiental

Diálogo

Cooperação

Coerência

Diversidade

Inclusão

Inovação

Para onde caminhamos

Nossa visão é ser referência nacional e internacional em educação ambiental de qualidade, inclusiva e inovadora.

Queremos ajudar a difundir a educação ambiental pelo mundo porque acreditamos no seu potencial transformador.

Vamos nos unir nessa jornada?

Se você ou a sua instituição também acredita no potencial da educação ambiental para promover experiências transformadoras e a sustentabilidade, pode contar com a Fubá para lhe ajudar nessa jornada desafiadora e cativante.

Equipe Fubá

Co-fundadoras:

Andréia Nasser Figueiredo

Doutora em Ciências

Ariane Di Tullio

Doutora em Ciências

Flávia Torreão Thiemann

Doutora em Ciências

Mayla Valenti

Doutora em Ciências

Equipe de educação ambiental e acessibilidade:

Monica Gonçalves

Mestra em Ciências Ambientais

Sarah Furucho

Educadora Especial

Eloá de Lucca

Tradução em LIBRAS

João Pedro Bravo

Audiovisual

Equipe de tecnologia:

Leonardo Roese

Analista de Sistemas

CTO 

Giannandrea Quintale

Engenheira de Computação

Draylson de Souza

Doutor em Ciência da Computação

Tábata Delgado

Designer

Estagiária e estagiários:

Milena Ricco

Graduanda em Gestão Ambiental 

Daniel Campesan

Graduando em Gestão Ambiental

Gabriel Jordão

Graduando em Administração

Parcerias

logo icas.png

Coordenamos as ações de Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade do Instituto de Conservação de Animais Silvestres.

Por que Fubá?

Tem coisa mais gostosa que um bolinho de fubá a tarde e um cafézinho? Essa é a sensação que queremos proporcionar: aquele sorriso que surge no rosto com o cheiro do bolo assado, a leveza e criatividade do amarelo e a alegria da pronúncia simples e brincalhona da palavra fubá.

 

Fubá é interação 

Fubá remete ao caseiro, ao carinho, ao cuidado no preparo de uma refeição tipicamente brasileira. Somos descontraídas como um café da tarde, mas sempre com muita responsabilidade e atenção aos detalhes.

Fubá é mistura

Esse ingrediente está presente na culinária caipira desde o início da colonização, surgindo da troca de experiências entre portugueses e indígenas e aproveitando a palavra de origem africana, se tornando símbolo de miscigenação e pluralidade. Fubá são nossas raízes, representa nosso respeito pela diversidade e a abertura para agregar saberes novos e diversos.

 

Fubá é acessível

Por ser de origem vegetal, com poucos alergênicos, o fubá pode ser incluído na maioria das dietas e alimentar a quase todas as pessoas. Assim como esse alimento democrático, acreditamos que a educação ambiental também é para todas as pessoas.

Foto do dia do lançamento da Fubá em agosto de 2015, em São Carlos - SP.

Equipe da primeira fase do projeto de desenvolvimento do aplicativo em dezembro de 2018, no Parque Ecológico de São Carlos.

Em agosto de 2018, firmamos uma parceria com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), que atua na conservação de duas espécies ameaçadas da fauna brasileira: o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira. Assim, pudemos continuar colocando em prática nossos conhecimentos em nossa principal área de formação: a educação ambiental para a conservação da biodiversidade.

Exposição sobre os Projetos Tatu-Canastra e Bandeiras e Rodovias na 71a. Reunião Anual da SBPC em julho de 2019, em Campo Grande - MS

Nossa história

Somos quatro educadoras e pesquisadoras encantadas pelo desafio de unir teoria e prática na educação ambiental.

 

Nos conhecemos há mais de 12 anos na Universidade Federal de São Carlos. Desde 2007, realizamos juntas inúmeros projetos em diferentes contextos e com os mais diversos públicos.

A partir de 2015 percebemos que o empreendedorismo criativo poderia ser um caminho para continuar nosso trabalho com educação ambiental e promover a sustentabilidade em outros contextos. 

Em agosto de 2015 lançamos a Fubá - Educação Ambiental e Criatividade com uma oficina criativa realizada em uma praça pública em São Carlos - SP. 

Em 2018 nos tornamos uma Startup ao iniciar uma pesquisa inovativa para o desenvolvimento de um aplicativo de educação ambiental com acessibilidade para espaços de lazer e cultura, especialmente aqueles voltados para a conservação da biodiversidade. Esse projeto teve o financiamento do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PIPE/FAPESP). Desde então, nossa equipe vem crescendo à medida que ampliamos nossa área de atuação, unindo educação ambiental, tecnologia e acessibilidade.

Em 2019, fomos selecionadas para o Programa de Aceleração do Sebrae Startup SP. Ainda em 2019, iniciamos a fase 2 do PIPE/FAPESP para continuar o desenvolvimento do nosso aplicativo. Nossa equipe cresceu novamente e mudamos a nossa sede para o maior ecossistema de inovação da América Latina, o ONOVOLAB.

Nossa história nos enche de orgulho. Em quatro anos da Fubá realizamos mais de 40 oficinas e mais de 10 cursos de formação em educação ambiental, além de consultorias e elaboração de materiais educativos. Nessas ações, interagimos diretamente com aproximadamente 2500 pessoas.

Se você ou a sua instituição também acredita no potencial da educação ambiental, vamos nos unir nessa jornada?

Equipe Fubá no maior ecossistema de inovação da América Latina, o ONOVOLAB.