Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Competição ou cooperação?‏


Olá, tudo bem? Tem muita gente que diz que a educação tem que preparar as pessoas pra vida. E que se o nosso mundo é competitivo, precisamos ensinar a competição. A gente não concorda com essa ideia porque o objetivo maior da educação ambiental é provocar mudanças. Se o mundo hoje é competitivo, nós queremos construir um mundo cooperativo e solidário. E como fazer isso? Precisamos exercitar esses valores! Seja em casa, na escola, ou na visita a um museu a cooperação precisa fazer parte do nosso dia a dia para percebermos o quanto podemos avançar com ela! O problema é que se não ficarmos alertas, a competição chega de mansinho e quando nos damos conta estamos promovendo a danada sem nem perceber! É, não dá pra deixar o piloto automático ligado. É preciso agir intencionalmente para promover a cooperação e a solidariedade. Por exemplo, quando premiamos o grupo que termina a atividade primeiro, ou quem acerta as respostas de um jogo, estamos promovendo a competição. Na verdade, qualquer jogo que tenha vencedoras(es) e perdedoras(es) incentiva a competição. Aí você pode pensar: ah, mas sem competição não tem graça... E a gente responde: tem sim!!! Atualmente tem muita gente pensando nisso e criando jogos, brinquedos e brincadeiras cooperativas que são muito divertidas! Nós colocamos alguns exemplos aí embaixo pra você pesquisar.. Então, nossa proposta pra você essa semana é: procure identificar em que momentos você está promovendo a competição e procure alternativas para incentivar a cooperação. A gente acredita que o mundo precisa muito disso!


JOGOS COOPERATIVOS e MUITO DIVERTIDOS!

Jogo da Carta da Terra produzido pelo Instituto Harmonia da Terra. Para conhecer melhor, acesse: http://www.harmonianaterra.org.br/

Trabalho realizado pelo Prof. Claudemir Pereira dos Santos em Escola Estadual de Diadema-SP. Para assistir o vídeo no Youtube, clique aqui.

Aqui você acessa uma rede de jogos cooperativos com muito material acadêmico e de divulgação sobre jogos cooperativos: http://jogoscooperativos.net/

#cooperação #solidariedade #educaçãoambiental #FormaçãoemEducaçãoAmbiental #Transformação #Participação