top of page
Fubazine4.png

7 anos da Fubá

Olá, tudo bem?


Neste mês estamos comemorando os 7 anos da Fubá. Sim, o tempo passa! Em 2015 nos reunimos para conversar sobre uma ideia inusitada: empreender na área da educação ambiental. Nós já trabalhávamos juntas há anos no Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Federal de São Carlos. E estávamos buscando um caminho para continuar atuando na área depois de concluir o doutorado. Se você nos acompanha há mais tempo, já conhece essa história, certo?


Aos poucos, fomos encontrando formas de oferecer nosso trabalho, formatando produtos e serviços e aprendendo sobre empreendedorismo. Alguns dilemas surgiam no caminho. Por exemplo: como oferecer algo de qualidade para o público e, ao mesmo tempo, receber pelo nosso serviço e para manter a empresa? Como mostrar para possíveis clientes que valia a pena investir na educação ambiental?



Nessa jornada encontramos instituições e empresas parceiras que, assim como nós, entendiam (e entendem!) que a educação é fundamental para promover a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. E, portanto, que essa é uma área que precisa ser mais valorizada. Encontrar mais espaço para a educação ambiental já era uma das nossas defesas na época universitária e esse propósito foi crescendo ao longo da história da Fubá.




Um dos espaços que conquistamos foi o da inovação. Em 2018 conseguimos investimento da FAPESP para desenvolvermos nosso app BoRa. Com isso, novas pessoas foram chegando na Fubá. Pessoas da educação ambiental e também pessoas de outras áreas, desde TI até acessibilidade, tornando nossa equipe e nosso trabalho multidisciplinares. Desde então mergulhamos no universo das startups. Temos aprendido muito e também buscado abrir brechas para a educação ambiental e para o empreendedorismo socioambiental nesse campo.


Neste último ano muita coisa mudou por aqui de novo! Começamos a fase 3 do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - o PIPE da FAPESP. E conquistamos uma vaga para a incubação no Parque Tecnológico da Itaipu. Assim, fomos juntando mais gente de novas áreas profissionais tanto na equipe como nas parcerias. Atualmente, nosso principal objetivo é estruturar nossas áreas de marketing e comercial, sem perder nossa essência, sem abrir mão dos nossos valores.


Nossa equipe atual é formada por profissionais de diferentes áreas que se uniram ao nosso propósito de contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis por meio da educação ambiental.





Além disso, estamos implementando diversas melhorias no que se tornou a Plataforma BoRa que une apps, visita virtual e curso online (por enquanto!). Desenvolvemos o “BoRa Jogo” junto com um grande cliente em um processo de inovação aberta focado em atender o público escolar (Será lançado em breve!!). Também criamos o BoRa Cidades em parceria com a Profa. Renata Peres da UFSCar para integrar áreas verdes urbanas e mostrar que as cidades inteligentes são cidades educadoras e sustentáveis.


Recentemente, encontramos mais um território para semear a educação ambiental: o do ESG. Com um posicionamento claro contra o greenwashing, entendemos que muitas empresas querem e precisam investir em sustentabilidade. E agora nossa empreitada é mostrar que o “S” importa tanto quanto o “E”. E que a educação ambiental é um caminho muito promissor para promover a sustentabilidade real e em longo prazo, em parceria com todas as pessoas envolvidas. Já nos conectamos a profissionais desse segmento que também pensam assim. E, para nós, essa é sempre a melhor forma de trabalhar: fazendo junto.


Então, fica aqui o nosso agradecimento por você estar aqui junto com a gente buscando desde as pequenas brechas até grandes oportunidades de espalhar a educação ambiental para cada vez mais lugares e com cada vez mais pessoas.


Muito obrigada! E conte com a gente para continuar essa missão.


39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page