Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Como trabalhar com Educação Ambiental?

Atualizado: 30 de Abr de 2019


Esta é uma das perguntas que nós mais recebemos quando pedimos para as pessoas citarem seu principal desafio na área. A verdade é que a Educação Ambiental é encantadora e muitas pessoas com as mais diversas formações adorariam trabalhar como educadoras(es) ambientais. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como conseguir trabalho; em que instituições atuar; como buscar financiamento para projetos e como conseguir um mínimo de segurança financeira para se dedicar profissionalmente a algo que parece estar mais relacionado com ativismo ou aparenta estar restrito aos estudos acadêmicos. É por isso que temos compartilhado conteúdos que ajudem as pessoas a encontrarem seu caminho e a trabalharem com educação ambiental. Temos certeza de que quanto mais educadoras e educadores ambientais estiverem atuando, mais chances teremos de construir um mundo mais justo e sustentável. Aqui na Fubá nós também temos buscado respostas para essas dúvidas e formas de conseguir trabalhar com o que amamos e acreditamos. O empreendedorismo criativo foi o caminho que encontramos para essa realização. Temos que confessar que o mundo dos negócios nos causava mais aversão do que simpatia. Mas, ao conhecer os princípios e possibilidades da economia criativa percebemos como pensávamos parecido com essas ideias e então mergulhamos de cabeça na criação da Fubá. Isso só foi possível, porque a Mayla, da nossa equipe, fez o curso Decola Lab da Espaçonave. O Decola é comandado pela Rafaela Cappai, que é uma pessoa inspiradora e que vale muito conhecer. Dê uma olhada na palestra dela no TEDxBlumenau:


A Rafaela nos mostrou que empreender pode ser uma forma de expressar nossa criatividade e disponibilizar o que temos de melhor para a sociedade. Ela também nos apresentou técnicas, ferramentas e passos para construir um negócio cheio de significado. Nós entendemos que para empreender precisamos de conhecimento técnico, mas também de auto-conhecimento, persistência e resiliência. Como a Rafaela mesmo diz: “Empreender não é bolinho, mas é uma delícia”! Então, fica aqui o convite para você conhecer mais desse mundo e, quem sabe, também considerar a possibilidade de empreender com Educação Ambiental. Mesmo que essa não seja a sua escolha, a gente acha que todo esse conhecimento do empreendedorismo criativo pode ser usado para desenvolver trabalhos em ONGs, escolas e até em instituições do governo.


#pratodosverem AD resumida: Foto chamada. No centro há um círculo amarelo com transparência. Dentro do círculo está escrito em letras verdes: Bate-papo online e ao vivo. Em letras rosa está escrito: Como trabalhar com educação ambiental. Abaixo em letras verdes a informação: 30 de Abril às 20 horas no youtube da Fubá. Ao fundo foto de pessoas em círculo.

Além do empreendedorismo, existem diversas outras formas de se trabalhar com Educação Ambiental e este foi o tema de um bate-papo online ao vivo muito especial que tivemos com a bióloga Juliana Hernandez. Ela participou do nosso curso COMO?! e nos deixou impressionadas com a diversidade de trabalhos que consegue realizar na área. Ela atua em ONG, em empresas, além de ser uma ambientalista super ativa na sua comunidade. Ou seja, a Juliana e nós da Fubá temos muitas experiências e dicas práticas sobre esse tema para compartilhar com você. Fica então o convite para assistir: BATE-PAPO ONLINE AO VIVO SOBRE COMO TRABALHAR COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Com Juliana Hernandez + Fubá, no Youtube da Fubá.

Você pode assistir clicando no link: http://bit.ly/2HMicup




Se você quiser saber mais sobre oportunidades de trabalho na educação ambiental, temos um grupo para divulgação de vagas no Facebook: "Oportunidades em Educação Ambiental: vagas, financiamento e formação", o link é: https://www.facebook.com/groups/oportunidadesea/


#Batepapoaovivo #empreendedorismocriativo #TrabalhocomEducaçãoAmbiental