• Mayla Valenti

Como trabalhar com Educação Ambiental?

Atualizado: 30 de Abr de 2019


Esta é uma das perguntas que nós mais recebemos quando pedimos para as pessoas citarem seu principal desafio na área. A verdade é que a Educação Ambiental é encantadora e muitas pessoas com as mais diversas formações adorariam trabalhar como educadoras(es) ambientais. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como conseguir trabalho; em que instituições atuar; como buscar financiamento para projetos e como conseguir um mínimo de segurança financeira para se dedicar profissionalmente a algo que parece estar mais relacionado com ativismo ou aparenta estar restrito aos estudos acadêmicos. É por isso que temos compartilhado conteúdos que ajudem as pessoas a encontrarem seu caminho e a trabalharem com educação ambiental. Temos certeza de que quanto mais educadoras e educadores ambientais estiverem atuando, mais chances teremos de construir um mundo mais justo e sustentável. Aqui na Fubá nós também temos buscado respostas para essas dúvidas e formas de conseguir trabalhar com o que amamos e acreditamos. O empreendedorismo criativo foi o caminho que encontramos para essa realização. Temos que confessar que o mundo dos negócios nos causava mais aversão do que simpatia. Mas, ao conhecer os princípios e possibilidades da economia criativa percebemos como pensávamos parecido com essas ideias e então mergulhamos de cabeça na criação da Fubá. Isso só foi possível, porque a Mayla, da nossa equipe, fez o curso Decola Lab da Espaçonave. O Decola é comandado pela Rafaela Cappai, que é uma pessoa inspiradora e que vale muito conhecer. Dê uma olhada na palestra dela no TEDxBlumenau:


A Rafaela nos mostrou que empreender pode ser uma forma de expressar nossa criatividade e disponibilizar o que temos de melhor para a sociedade. Ela também nos apresentou técnicas, ferramentas e passos para construir um negócio cheio de significado. Nós entendemos que para empreender precisamos de conhecimento técnico, mas também de auto-conhecimento, persistência e resiliência. Como a Rafaela mesmo diz: “Empreender não é bolinho, mas é uma delícia”! Então, fica aqui o convite para você conhecer mais desse mundo e, quem sabe, também considerar a possibilidade de empreender com Educação Ambiental. Mesmo que essa não seja a sua escolha, a gente acha que todo esse conhecimento do empreendedorismo criativo pode ser usado para desenvolver trabalhos em ONGs, escolas e até em instituições do governo.


#pratodosverem AD resumida: Foto chamada. No centro há um círculo amarelo com transparência. Dentro do círculo está escrito em letras verdes: Bate-papo online e ao vivo. Em letras rosa está escrito: Como trabalhar com educação ambiental. Abaixo em letras verdes a informação: 30 de Abril às 20 horas no youtube da Fubá. Ao fundo foto de pessoas em círculo.

Além do empreendedorismo, existem diversas outras formas de se trabalhar com Educação Ambiental e este foi o tema de um bate-papo online ao vivo muito especial que tivemos com a bióloga Juliana Hernandez. Ela participou do nosso curso COMO?! e nos deixou impressionadas com a diversidade de trabalhos que consegue realizar na área. Ela atua em ONG, em empresas, além de ser uma ambientalista super ativa na sua comunidade. Ou seja, a Juliana e nós da Fubá temos muitas experiências e dicas práticas sobre esse tema para compartilhar com você. Fica então o convite para assistir: BATE-PAPO ONLINE AO VIVO SOBRE COMO TRABALHAR COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Com Juliana Hernandez + Fubá, no Youtube da Fubá.

Você pode assistir clicando no link: http://bit.ly/2HMicup




Se você quiser saber mais sobre oportunidades de trabalho na educação ambiental, temos um grupo para divulgação de vagas no Facebook: "Oportunidades em Educação Ambiental: vagas, financiamento e formação", o link é: https://www.facebook.com/groups/oportunidadesea/


#Batepapoaovivo #empreendedorismocriativo #TrabalhocomEducaçãoAmbiental

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE