• Mayla Valenti

Compostar é preciso... e possível!

Atualizado: 29 de Abr de 2019


O tema dos resíduos é um dos mais trabalhados na Educação Ambiental. Talvez porque ele esteja muito próximo do nosso cotidiano. Se pararmos por um minutinho para analisar o nosso próprio lixo vamos perceber o quanto de informação ele carrega sobre nossos hábitos de consumo! Mas o ideal é ir além da análise e agir. Cada pessoa de acordo com as suas possibilidades, claro! Hoje nós queremos te mostrar uma dessas possiblidades: a compostagem. Os resíduos orgânicos compõem em média 50% dos resíduos sólidos das nossas casas e com certeza merecem um destino melhor do que os aterros sanitários, onde ocupam volume e produzem chorume, sem chance de serem reaproveitados. Na compostagem esses resíduos se transformam em aduboe retornam ao ciclo de matéria que ocorre na natureza. Você tem ou já teve uma composteira em casa? Como é ou foi a sua experiência com ela? Nunca teve, mas já pensou em ter? Então a gente espera que este FubáZINE seja um incentivo a mais para você começar! Por isso, nós combinamos com as educadoras do projeto COMPOSTANDO IDEIAS de te entregar um manual para a construção de um minhocário caseiro. O minhocário é uma das maneiras mais fáceis de fazer a compostagem. A equipe do projeto criou esse material com muito carinho para te incentivar a compostar! :-)


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Desenho do ciclo de compostagem. Na parte superior há vegetais. Uma seta indica abaixo e à direita. Há um garfo, um prato com vegetais e uma faca à direita. Uma seta indica mais abaixo duas latas com tampas pretas. A lata da direita apresenta um ciclo triangular de setas no centro e está dividida em quatro cores: azul, amarelo, vermelho e verde. A lata da esquerda possui o desenho de uma banana e uma maçã. Uma seta indica uma composteira à esquerda. Uma seta indica em direção ao canto esquerdo, mãos seguram um composto marrom.

Imagem de: Compostando ideias - Arte de Bia Schwenck

O COMPOSTANDO IDEIAS é um projeto criado por educadoras de Jundiaí para incentivar a reflexão sobre o consumo e a realização da compostagem, especialmente nas escolas públicas. O projeto foi selecionado pelo LABIC - Laboratório de Inovação Cidadã - para receber apoio e colocá-lo em prática! E a Fubá é parceira deste lindo projeto! Por isso, você vai receber este manual em primeira mão que servirá como material educativo para outras ações educativas do COMPOSTANDO IDEIAS. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse a página do Facebook: @compostandoideias Para baixar o seu guia, é só clicar aqui!

COMO?! Curso de formação em Educação Ambiental da Fubá! :-)


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de rio com cascatas. É dia. No entorno há árvores e vegetação.



Se você trabalha, ou gostaria de trabalhar com Educação Ambiental e sente que precisa ampliar a sua formação na área, ou se você gosta de contato com a natureza e quer inserir essa vivência na sua prática educativa, ou ainda se você acredita que a Educação Ambiental deve ser dialógica e crítica mas acha difícil colocar esses princípios em prática, este curso é pra você!

Para saber mais detalhes e se inscrever, é só acessar a página do curso www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019

Se você puder nos ajudar a divulgar o curso, será ótimo! :-)



#residuos #compostagem #FormaçãoEmEducaçãoAmbiental #Parceria #PDFGratis

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE