top of page
Fubazine4.png

Dia Nacional da Educação Ambiental

Olá, tudo bem?


Hoje é o Dia Nacional da Educação Ambiental.


Se tem algo que nós, educadoras e educadores ambientais sabemos fazer (ou deveríamos saber) é escutar. Essa é uma das habilidades mais importantes do nosso tempo. Não só na área ambiental, mas principalmente nela, precisamos fomentar a participação real das pessoas para encontrar as melhores soluções.


E não é possível fazer isso sem abertura ao diálogo. Sem disposição para aprender com as outras pessoas. Sem curiosidade por outras realidades e formas de entender o mundo. Desenvolver essas habilidades é mais difícil do que parece.


Existem muitas pessoas palestrando defendendo o trabalho coletivo sem ouvir sequer uma opinião diferente da sua plateia. Muitas pessoas que acham que se abrir para a participação é pedir para que o público repita ou confirme o que ela está dizendo. Há pessoas que acham que suas ideias e prazos são mais importantes do que a realidade e o entendimento das comunidades com as quais vão atuar.


Até aqui este texto parece um pouco revoltado. Essa revolta vem da constatação do quanto a educação ambiental poderia contribuir muito mais com a nossa sociedade em diversos contextos e o quanto isso não acontece na prática. Embora venha melhorando, a nossa área ainda é desvalorizada. É uma das áreas que recebem menos investimentos. Nossa formação e nossas habilidades parecem menos difíceis, menos técnicas e menos relevantes para o mundo.


Então, neste Dia Nacional da Educação Ambiental nós queremos dizer: o que fazemos importa! O que fazemos é difícil e não é qualquer pessoa que pode fazer! Existe um jeito de se fazer educação ambiental. Ele é aberto e flexível, mas requer técnica, formação e experiência.



Roda de conversa com colaboradoras e colaboradores do SESC Rio Preto. #audiodescrição Foto de várias pessoas em roda. As pessoas estão sentadas em cadeiras dispostas em círculo. No centro há um móvel branco quadrado com materiais em cima. Ao fundo há um projetor onde está escrito Lixo Menos é Mais . A sala possui paredes pretas e as luzes estão acesas.


E mais: o que fazemos é uma das atividades mais importantes para garantir o nosso futuro. Sem educação ambiental os seres humanos não sobreviverão. É por isso que nós precisamos cada vez de mais educadoras e educadores ambientais atuando. Essa não é uma necessidade da nossa bolha ambientalista. É uma necessidade da nossa sociedade como um todo.


Como você tem percebido o valor da educação ambiental no contexto em que atua? Vamos continuar essa conversa?


56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page