Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Educação Ambiental como disciplina na escola

Atualizado: há 7 dias


Você acha que a Educação Ambiental deveria ser uma disciplina obrigatória na escola?

Vamos tratar de um tema bastante polêmico no campo da Educação Ambiental. Não é de hoje que se discute se a Educação Ambiental deve ou não ser uma disciplina obrigatória na escola. Quem defende a criação da disciplina acredita que essa é uma maneira de garantir espaço para a Educação Ambiental na escola. Além disso, a medida geraria emprego para muitas educadoras e educadores ambientais e incentivaria a formação na área em cursos do ensino superior ligados à educação. Atualmente, a Política Nacional de Educação Ambiental não permite a criação da disciplina e indica que a Educação Ambiental seja trabalhada de forma transversal e transdisciplinar, ou seja, em todas as disciplinas. Um dos principais argumentos de quem é contra a criação da disciplina é justamente o caráter transdisciplinar da Educação Ambiental. Existe uma grande preocupação em evitar que as ações sejam focadas apenas na transmissão de conhecimentos científicos da área das ciências biológicas ou simplificadas na apresentação de comportamentos ecologicamente corretos. Esse grupo também defende que a Educação Ambiental não deve ser responsabilidade de apenas uma pessoa, mas de todas(os) as(os) educadoras(es). Por outro lado, a Política Nacional de Educação Ambiental está em vigor desde 1999 e muitas pessoas consideram que as ações educativas voltadas às questões ambientais na escola estão longe do ideal, tanto em relação à quantidade de projetos desenvolvidos, como em relação à sua qualidade. Alguns estados e municípios inclusive implantaram a disciplina de Educação Ambiental, descumprindo a Política Nacional. Este tema voltou à tona porque o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou o projeto PLS/221/2015 que prevê a obrigatoriedade da disciplina em todas as séries do ensino fundamental e médio. Este projeto causou uma grande reação das pessoas e movimentos que atuam na Educação Ambiental. Um número grande de pessoas e grupos assinou o “Manifesto de educadoras e educadores ambientais contra o PLS 221/2015(Clique aqui para ler o manifesto na íntegra). Uma das críticas em relação a esse projeto é que ele foi formulado sem consultar as pessoas que atuam na área e que poderiam trazer contribuições importantes para a proposta. Aqui na Fubá nós dialogamos sobre o assunto e, apesar de reconhecermos a importância da transversalidade e da transdisciplinaridade da Educação Ambiental na escola, consideramos que a obrigatoriedade da inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar impulsionará a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino superior na formação inicial de professoras(es).


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de alunos em biblioteca. Eles estão sentados em cadeiras laranjas dispostas em mesas circulares. SObre as mesas há papéis dobradura. Há duas mulheres em pé. No canto esquerdo há estantes de livros.

Mas a gente acha que a principal preocupação e tema de diálogo deveria ser COMO será a inclusão da Educação Ambiental no currículo. Essa inclusão poderia abrir espaço, inclusive, para que a escola adequasse a proposta à sua realidade. E, mesmo que a opção seja por uma disciplina, ela poderá ser desenvolvida por meio de projetos que envolvam toda a comunidade escolar e assim, ser desenvolvida de forma transdisciplinar. Ou seja, mesmo que tenha um(a) professor(a) a frente do trabalho, ela(e) pode envolver toda a escola nos projetos de Educação Ambiental. Outra preocupação seria quais profissionais serão contratados para ministrar essa disciplina. Será importante que a disciplina não fique apenas sob a responsabilidade de profissionais da área da Biologia, mas que permita a atuação de pessoas com as mais variadas formações para garantir a pluralidade de saberes nas ações educativas. Nesse sentido, temos identificado que muitas pessoas gostariam de atuar na área, mas não sabem muito bem como ou onde trabalhar. O mercado de trabalho para educadoras(es) ambientais não tem sido tão valorizado como deveria e a disciplina na escola incentivaria a contratação de muitas(os) profissionais que têm se especializado na área. De qualquer forma, este é um tema que precisa de muito diálogo para que a possível mudança nas políticas públicas de fato proporcionem transformações positivas na prática educativa escolar. Por isso, temos convicção de que precisamos consultar as(os) profissionais que atuam nas escolas para entendermos melhor a suas dificuldades, as suas demandas e as suas propostas de soluções para esta questão. E você, já havia pensado sobre isso? Qual é a sua opinião? De que forma a Educação Ambiental deveria estar presente na escola? Como poderíamos melhorar as ações educativas na escola se a Educação Ambiental for mantida como tema transversal e com caráter transdisciplinar? Como poderia ser a disciplina de Educação Ambiental, caso ela se tornasse obrigatória?

RÁDIO FUBÁ!


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Logo da Rádio Fubá. Desenho em amarelo de um microfone retrô. Do lado direito ao microfone, em letras amarelas, está escrito Rádio Fubá. O fundo é preto.

Nesse episódio da Rádio Fubá a Ariane Di Tulio entrevistou a professora Elza dos Santos, que é pedagoga e especialista em Educação Ambiental.

A história dela é uma lição de vida e de comprometimento com a Educação Ambiental. Elza trabalha na educação infantil na rede municipal de São Carlos e desenvolve um trabalho inspirador de Educação Ambiental na sua escola. Além de compartilhar a sua experiência, ela trouxe tantas lições pra gente que fica até difícil enumerar: ela contou como a sua vivência com a terra na infância influenciou o seu trabalho, mostrou como cuidar da questão estética do ambiente escolar foi importante, como ela consegue engajar toda a comunidade escolar em seu projeto, como valorizar o trabalho de toda a equipe de professoras e ainda como persistir mesmo recebendo muitos nãos e ainda transformá-los, aos poucos, em sim. Vale a pena aproveitar cada palavra de sabedoria dessa professora experiente que se comprometeu de corpo e alma em transformar a sua escola e a sua comunidade. Ou seja, tudo a ver com o tema dessa edição do FubáZINE. Para ouvir a entrevista com a professora Elza, é só clicar aqui.


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Cartaz do curso Como?!. No centro superior da imagem, em letras pretas cursivas e detalhes amarelos está escrito: Como?!. Mais abaixo os dizeres: Como ir além do discurso e praticar o que você acredita na educação ambiental. Abaixo está o logo da Fubá - Educação ambiental e Criatividade.

Para terminar, gostaríamos de te convidar para conhecer nosso curso on-line COMO?!

Preparamos um mini-curso gratuito que já vai ajudar muita gente a ir além do discurso e colocar em prática o que acredita na Educação Ambiental!

Se você conhece mais gente que já atua ou que gostaria de trabalhar com Educação Ambiental, pode espalhar a notícia! ;-)

Acesse o curso COMO?! pelo link: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019


#educaçãoambientalnaescola #educaçãoinfantil #radiofubá #hortanaescola #disciplinadeeducaçãoambiental #transversalidade #transdisciplinaridade