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Você acha possível engajar o público em uma ação pontual?

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Olá, tudo bem?


Quando estudamos artigos e livros de educação ambiental, muitas vezes lemos que as atividades devem ser contínuas, processuais, que envolvam o público participante desde o planejamento da atividade até a sua avaliação.


Mas quando enfrentamos a realidade, dificilmente encontramos as condições ideais para praticar todos esses processos. Em muitos contextos, as atividades pontuais com poucas horas de contato com o público são as únicas possíveis.


Mas aí fica a pergunta: seria possível realizar atividades de educação ambiental transformadoras em tão pouco tempo? O que você acha?


Por aqui nós achamos que sim! O ideal seria que sempre pudéssemos realizar processos educativos contínuos, com muitos encontros com as pessoas envolvidas. Mas se isso for inviável, não deixaremos de buscar a transformação nas ações pontuais.


Nós acreditamos que o principal aspecto que fará toda a diferença nesses casos é o cuidado com a MEDIAÇÃO. Ou seja, a forma como nós, educadoras e educadores, interagimos com o público.


O diálogo, a participação, a ética, o aprendizado pela experiência, a valorização de diferentes saberes e a diversidade são princípios que pautam uma mediação transformadora. Ela possibilita a interação entre as pessoas e proporciona experiências engajadoras, cheias de aprendizado e inesquecíveis. Mesmo que aquele momento seja curto e único.



#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição: Foto de pessoas em pé ao redor de uma mesa. Três meninos e duas mulheres olham para a mesa onde há recipientes redondos e transparentes. Um menino coloca a mão em um dos recipientes com terra. A foto tem uma moldura branca estilo quadrinhos com o logo no FubáZINE no centro do lado inferir da moldura. 

Por isso, vamos compartilhar aqui algumas ideias que têm nos ajudado a buscar maior coerência entre a teoria e a prática da educação ambiental em nossas interações com o público. Esperamos que elas também possam ajudar você a refletir sobre a maneira como tem realizado a mediação e que possa mudar para melhor sempre que achar necessário.


- Perguntas de verdade: para incentivar a participação, fazer perguntas que você não sabe a resposta vai fazer toda a diferença para criar um clima de diálogo.


- Esperar e repercutir respostas: aguardar aquele momento de silêncio que vem após uma pergunta pode dar coragem para alguém se manifestar. As pessoas devem ter tempo para pensar. E quando vem uma resposta, é preciso valorizar e repercutir o que foi respondido.


- Compartilhar experiências: quando você conta suas próprias histórias, você se aproxima do público participante e traz uma abordagem mais integrada, transdisciplinar e real para o conteúdo apresentado.


- Cooperação no lugar de competição: jogos e brincadeiras sempre são estimulantes para o público. Mas você já parou para pensar se está incentivando a competição entre as pessoas? Analisar as atividades propostas e buscar uma forma de torná-las cooperativas ao invés de competitivas é um caminho possível e mais coerente com e educação ambiental transformadora.


- Aprender pela experiência: as pessoas aprendem com o corpo em interação com os outros elementos do mundo. Mas é preciso abrir espaço para essa experiência. Não é necessário nem conveniente que você fale o tempo todo em uma ação educativa. Momentos reservados para o silêncio, a observação ou a meditação podem ajudar nesse processo.


- Uso dos sentidos: atividades simples que valorizam todos os sentidos para percebermos o mundo trazem momentos de aprendizagem menos racionais para a prática educativa. Diferentes texturas, cheiros, sons, cores e sabores ajudam a trabalhar com os valores mais íntimos dos seres humanos.


- Valorizar todos os saberes: quando há abertura para o diálogo, diferentes tipos de saberes surgem. É preciso considerar que há várias formas de entender a realidade e não apenas a do conhecimento científico.


- Valorizar a diversidade: a diversidade humana é uma fonte inesgotável de aprendizado. Por isso, é importante apresentar diferentes pontos de vista, vivências e histórias durante as atividades educativas.


Esperamos que essas ideias possam contribuir na sua forma de interagir com as pessoas que participam das ações de educação ambiental. Nossa proposta é que você experimente algumas delas e observe os resultados. Nós acreditamos que farão muita diferença para você realizar uma educação ambiental de qualidade e transformadora, mesmo em atividades pontuais.

 

TEORIA EM PRÁTICA

 

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#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
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