• Mayla Valenti

Histórias inspiradoras

Você já parou para pensar no potencial educativo de uma história compartilhada? A visão de que todas as pessoas sempre têm algo a ensinar e a aprender é o nosso ponto de partida. Trata-se de um ensinamento sistematizado pelo educador Paulo Freire e que faz muito sentido quando falamos de histórias.



#pratodosverem Audiodescrição resumida: foto de algumas pessoas sentadas no chão de pernas cruzadas e outras em uma mureta. É dia. O lugar é coberto. Ao fundo há árvores.

Cada pessoa tem uma experiência única de vida e pode compartilhar suas sensações, percepções e saberes por meio do diálogo. Como o diálogo acontece na diferença, ao ouvirmos as histórias que nos contam, temos a oportunidade de aprender e de interagir com as pessoas e com cada história a partir da nossa própria vivência, potencializando o aprendizado.


Como educadoras e educadores, compartilhar nossas próprias histórias e experiências pode ser um ótimo recurso na mediação de atividades educativas. Quando contamos histórias nos despimos da posição de “autoridade” que é esperada no ensino tradicional. A ação de educar se torna mais dialógica à medida que a educadora ou educador e o grupo se abrem para contar, ouvir e aprender com as experiências de cada pessoa.


Podemos falar do nosso encantamento com a natureza em alguns lugares que já visitamos. Ou dizer como nós nos interessamos verdadeiramente por determinado tema. Assim mostramos que conhecer novos ambientes pode surpreender e que interessar-se por um novo assunto pode ser revelador. As nossas vivências e as das outras pessoas conseguem inspirar o nosso público.


Além disso, as histórias verdadeiras estão imersas na complexidade do mundo real. Ou seja, não estão separadas em disciplinas ou em conteúdos específicos. Então, elas apresentam as inter-relações entre conteúdos, sentimentos, vivências, cultura, memórias, etc. ajudando a compor uma visão ampla e sistêmica da realidade.


Existem infinitas maneiras de nos expressarmos, as quais estão relacionadas a questões sociais, culturais, pessoais e outras. Como é que cada pessoa ou que cada grupo conta suas histórias? Para refletirmos sobre essa questão podemos convidar pessoas de culturas diferentes ou com experiências incomuns para dialogar com o nosso público. Assim, as histórias são uma ótima ferramenta para agregar diversidade à ação educativa.


O potencial de aprendizagem se amplia com a diversidade, e o diálogo coloca em interação pessoas com conhecimentos, visões de mundo e perspectivas diferentes, desconhecidos enquanto as relações entre elas não acontecem.


E você, já tinha parado para pensar no potencial educativo de uma história? Fica o nosso convite para você refletir sobre que histórias pretende compartilhar para enriquecer o aprendizado em suas atividades educativas.

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE