Olá, tudo bem?
Sabe aquela palestra sem sentido que você precisou assistir porque era obrigatória no trabalho? Aquela em que você se sentiu perdendo seu precioso tempo e que poderia estar resolvendo mil outras coisas mais importantes naquele momento?
Pois é! Infelizmente muitas ações de educação ambiental são feitas nesse formato. Seja com trabalhadoras e trabalhadores, ou com estudantes nas escolas, as palestras costumam ser uma atividade muito frequente nos Programas de Educação Ambiental.
Essas palestras geralmente são descontextualizadas e obrigatórias. O diálogo costuma passar longe desse tipo de atividade. A participação muitas vezes se reduz a responder perguntas óbvias. E você pode imaginar o resultado disso: nenhuma transformação socioambiental.
O primeiro passo para sair desse ciclo improdutivo e engajar as pessoas em ações educativas é exercitar a empatia. Nós precisamos nos colocar no lugar delas e nos perguntar: o que gostaríamos de aprender, como, onde, quando? Esse exercício vai ajudar muito a inovarmos e dialogarmos verdadeiramente com o público.
Para gerar resultados, as ações educativas precisam partir de um diagnóstico com o público que será atendido. Nesse diagnóstico, podemos identificar quais temas são importantes para a vida prática das pessoas e que são relevantes também para a empresa. Podemos ainda perguntar de quais tipos de atividades as pessoas gostariam de participar. Quais seriam os melhores dias e horários para essas atividades.
Com pessoas adultas, precisamos alinhar os conteúdos e atividades com seus objetivos profissionais. Buscar temas práticos, que impactam no seu dia a dia e conteúdos que tragam soluções para seus desafios cotidianos.
Nas escolas, precisamos balizar os conteúdos pelo currículo, para não sobrecarregar, mas ajudar e valorizar o trabalho das professoras e dos professores. Além disso, é importante ajustar a linguagem e recursos didáticos ao universo das crianças e jovens.
Com os dois tipos de público, a tecnologia pode ser uma grande aliada para trazer inovação, divertimento e soluções viáveis para cada contexto. É importante também respeitar e valorizar a diversidade, promovendo ações educativas inclusivas.
Você já ouviu falar que para obter resultados diferentes, é preciso agir diferente? Então, talvez esteja na hora de implementarmos outros formatos de atividades no Programa de Educação Ambiental.
Deixo aqui algumas sugestões para melhorar o engajamento do público e os resultados das ações socioambientais na sua empresa: exercite a empatia, coloque-se no lugar do público, busque novidades e exercite sempre o diálogo respeitoso para entender as necessidades de cada pessoa e de cada contexto.
Se precisar de ajuda nesse processo, conte com a nossa equipe especializada e multidisciplinar. Estamos por aqui para ajudar você nessa jornada.
Até breve.
#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de divulgação. Na parte direita são vistos dois tablets. Na tela do primeiro é visto uma linha de transmissão. Na tela do segundo tablet é visto uma fila de pessoas caminhando e ao redor vegetação. Na parte esquerda da foto está escrito: Nós acreditamos na inovação para potencializar as ações dos programas de Educação Ambiental. Na parte inferior central é visto meio circulo na cor terracota e o logo da Fubá no lado direito.
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