• Mayla Valenti

Reflexão - Ação - Reflexão

Olá! Tudo bem?


Refletir sobre o que já fizemos e planejar o que queremos são tarefas fundamentais para quem quer realizar um trabalho consistente e efetivo. Mas essas tarefas só têm sentido se depois disso nós agirmos. Esse é o processo de reflexão-ação-reflexão defendido por Paulo Freire.


Dessa forma, não ficaremos amarradas ou amarrados às teorias ou aos nossos planos iniciais. Primeiro, nós iremos desenvolver um planejamento pautado nas teorias que conhecemos e apoiamos. Em seguida, vamos experimentar o que planejamos na prática. Depois, refletir sobre o processo e, em sequência, mudar o que for necessário.


E esse movimento será ainda melhor se pudermos engajar todas as pessoas envolvidas nas ações educativas. Convidar o público para participar enriquece ainda mais o processo de reflexão e facilita a busca de soluções que realmente façam a diferença.



#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: imagem de divulgação do FubáZINE. Há uma foto de crianças e adultos sentados ao redor de uma mesa, as crianças estão desenhando em uma cartolina e os adultos estão sentados olhando na direção das crianças. Ariane é vista de pé do lado esquerdo olhando para a atividade. A imagem possui moldura branca e fundo amarelo. Abaixo da foto, no centro da imagem há o logo do FubáZINE em branco e preto.

Esses momentos reflexivos que integram a ação educativa trazem muito aprendizado para quem participa. Podem e devem estar inseridos no planejamento inicial para evitar que as tarefas diárias atropelem essas ações.


Além disso, a ação-reflexão-ação é o caminho para desenvolvermos um pensamento crítico em relação às nossas práticas e para melhorar sempre. Não deve ser algo cansativo, com metas inalcançáveis que resultariam em sentimento de frustração. Esse processo pode ser leve, tranquilo e até divertido.


Reuniões ao ar livre, com comidinhas e bebidas gostosas, papéis e canetinhas coloridas, imagens que ilustrem ideias etc. podem ajudar a constituir um clima agradável e criativo. E as melhorias virão aos poucos, ao longo do tempo, a partir dos recursos e estruturas disponíveis.


FELIZ ANO NOVO!


Por aqui, tiramos um período de recesso e voltamos em janeiro a todo vapor, organizando as nossas ações para 2020.


Nosso nome e nosso logo mudaram para permitir que possamos comunicar melhor toda a diversidade do nosso trabalho. Um site novinho em folha já está no ar! Aqui no FubáZINE pretendemos trazer conteúdos cada vez mais relevantes para colaborar com a sua prática de educação ambiental.


Além dos textos, mais vídeos e áudios devem aparecer em nossas redes sociais. No segundo semestre, vamos revitalizar o nosso canal do Youtube e reativar a Rádio Fubá no formato de podcast. E estamos trabalhando para que todo este conteúdo seja o mais inclusivo possível.


Esperamos que você goste das novidades que estamos preparando com bastante carinho e cuidado!



#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Banner da Fubá. Na parte superior há uma faixa amarela com a frase: Muito prazer, somos a Fubá educação ambiental!. Ao lado da frase há o logo da Fubá. Abaixo está escrito: criamos experiências educativas transformadoras e inclusivas. Sobre uma faixa rosa, em branco está escrito: + criatividade. Abaixo há três itens: Oficinas e palestras, o logo do Fubázine, e o logo do curso Como?!. Sobre uma faixa verde, em branco está escrito: + biodiversidade. Abaixo há dois itens: consultoria e o logo do ICAS com a palavra parceria. Sobre uma faixa marrom está escrito em letras brancas: + tecnologia. Abaixo há o logo do BoRa e o logo da FAPESP com a palavra apoio. No canto inferior esquerdo há três itens: logo do facebook seguido de /fubaea, logo do instagram seguido de @fuba.ea, e o logo do linkedin seguido de /fubaea. No canto inferior direito há um QR CODE e abaixo está escrito fubaea.com.br.

Por isso, desejamos um ano repleto de ações, reflexões e mais ações para você. Feliz 2020!


Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE