• Mayla Valenti

Sobre um projeto realizado (e uma história sobre como inovar na educação ambiental)

Olá, tudo bem?


Neste primeiro FubáZINE do ano estamos aqui pra compartilhar uma alegria! Lançamos nosso aplicativo BoRa Parque Ecológico de São Carlos!


A ideia de criar um app de educação ambiental para espaços educadores surgiu em 2017. Naquela época nós sabíamos bem qual era a realidade que as equipes desses espaços vivem no dia a dia, seus desafios e potencialidades. Também sabíamos que atender melhor pessoas com deficiências era uma demanda crescente. Mas, a verdade é que não entendíamos nada de programação e muito pouco sobre inclusão e acessibilidade.





A possibilidade de criar um projeto de inovação na educação ambiental veio a partir do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da FAPESP. Lendo o edital a nossa sensação era de que não conseguiríamos aprovar um projeto na área da educação. Mas, com aquele espirito de “o não nós já temos”, resolvemos tentar. E não é que deu certo?


Às vezes podemos achar que a educação ambiental não tem tanto espaço na pesquisa e também não é tão valorizada pelas instituições como deveria. Isso é verdade. Mas nós podemos ir conquistando esses espaços com projetos de qualidade e mostrando resultados positivos do nosso trabalho. Foi assim que começou o BoRa.


Esse projeto trouxe muito amadurecimento para nós como empresa, como gestoras de equipe. Afinal, não éramos mais apenas nós quatro, co-fundadoras da Fubá. Pessoas novas, com formações diferentes das nossas e cheias de energia para atuar em uma iniciativa que fizesse diferença para a sociedade e para o ambiente como um todo se juntaram a nós. E nós nos encantamos cada vez mais com essa ideia de ter mais gente compartilhando esse objetivo.


Foram vários desafios que passamos até chegar aqui. Aprendemos muito todos os dias. E proporcionamos aprendizado também para nossa equipe. O que estamos fazendo é muito novo para a educação ambiental e também para a educação especial e para o campo da tecnologia. Unir essas três áreas já é muito inovador. Mas quando acreditamos na nossa ideia e no nosso objetivo, esse caminho é muito prazeroso.

Então, fica aqui o nosso convite para você conhecer o primeiro resultado palpável desse trabalhão todo: o app BoRa Parque Ecológico de São Carlos. Ele foi adaptado para tempos de pandemia e, por isso, tem roteiros que podem ser acessados de casa.


Se você puder compartilhar com a gente o que achou, o que gostou e o que não gostou, sua opinião será muito bem vinda. Essa é apenas a primeira de muitas versões do BoRa que agora vai continuar sendo desenvolvido junto com o nosso público usando o app.


Para baixar o app acesse: bit.ly/bora-pesc


Esperamos que a nossa história possa inspirar você a também inovar na educação ambiental. As novas tecnologias estão ai para ficar. Mas a inovação não tem a ver apenas com esse universo. Inovar é fazer diferente. É usar a criatividade e a sensibilidade para perceber que problema na nossa área ainda não foi resolvido e como poderia ser de uma forma que ninguém nunca tentou antes. Inovar também é misturar. Unir diferentes áreas em um único projeto. E disso, nós educadoras e educadores ambientais, entendemos bem, não é mesmo?


Que 2021 possa ser inovador por aí.

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE