Logo_Horizontal1.png
Foto das mulheres da Fubá

#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Foto de Mayla, Ariane, Andréia e Flávia. Elas estão em pé e são vistas de frente. Da esquerda para a direita, está Mayla. Ela segura na mão direita uma bandeirinha com o logo da Fubá. Ao lado está Ariane com uma almofada com o logo da Fubá. Do lado direito de Ariane está Andréia. Ela segura uma caneca com o logo da Fubá na mão direita e a mão esquerda está sobre o ombro de Flávia, que segura o kit-origami. Ao fundo há muitas árvores.

A Fubá

A Fubá - Educação Ambiental foi lançada em 2015 por quatro educadoras e pesquisadoras encantadas pelo desafio de unir teoria e prática na educação ambiental.

Em 2018, nos tornamos uma startup ao iniciar uma pesquisa inovativa para o desenvolvimento de um aplicativo de educação ambiental com acessibilidade para espaços de visitação. Este projeto tem o financiamento do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da FAPESP. Em 2019, fomos selecionadas para o Programa de Aceleração do Sebrae StartupSP.

 

Hoje somos uma equipe de 15 pessoas com formações diversas trabalhando no maior ecossistema de inovação da América Latina, o ONOVOLAB. 

Por que Fubá?

Tem coisa mais gostosa que um bolinho de fubá a tarde e um cafézinho? Essa é a sensação que queremos proporcionar: aquele sorriso que surge no rosto com o cheiro do bolo assado, a leveza e criatividade do amarelo e a alegria da pronúncia simples e brincalhona da palavra fubá.
 

interação

Fubá remete ao caseiro, ao carinho, ao cuidado no preparo de uma refeição tipicamente brasileira. Somos descontraídas como um café da tarde, mas sempre com muita responsabilidade e atenção aos detalhes.

Fubá é

Fubá é

mistura

Esse ingrediente está presente na culinária caipira desde o início da colonização, surgindo da troca de experiências entre portugueses e indígenas e aproveitando a palavra de origem africana, se tornando símbolo de miscigenação e pluralidade. Fubá são nossas raízes, representa nosso respeito pela diversidade e a abertura para agregar saberes novos e diversos.

Fubá é

acessível

Por ser de origem vegetal, com poucos alergênicos, o fubá pode ser incluído na maioria das dietas e alimentar a quase todas as pessoas. Assim como esse alimento democrático, acreditamos que a educação ambiental também é para todas as pessoas.

Fubá é

Para onde caminhamos

Nossa visão é ser referência nacional e internacional em educação ambiental de qualidade, inclusiva e inovadora.

Queremos ajudar a difundir a educação ambiental pelo mundo porque acreditamos no seu potencial transformador.

Como trabalhamos

Somos um negócio socioambiental e nossa missão é contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis, justas e inclusivas por meio da educação ambiental baseada em experiências que geram transformações individuais e coletivas.

No que acreditamos

Nosso trabalho é baseado em valores que estão presentes em nossa organização interna e no relacionamento com clientes e parceiros: sustentabilidade socioambiental, diálogo, coerência, diversidade, inclusão e inovação.

Sustentabilidade

Acreditamos que a sustentabilidade socioambiental é o melhor caminho para o nosso futuro. Entendemos o meio ambiente de forma ampla e sistêmica, em que aspectos ecológicos, psicológicos, sociais, culturais e históricos são interdependentes. 

Diálogo

Acreditamos que trabalhar junto é trabalhar melhor. Por isso, o diálogo é um valor fundamental para a busca de objetivos comuns e para promover o aprendizado. Nossos serviços são construídos junto com clientes, instituições parceiras e público para garantir a efetividade dos processos educativos.

Coerência
sbpc 2019 7.JPG

A busca pela coerência se reflete na qualidade das nossas ações educativas. A formação teórica consistente da equipe e a grande motivação que temos para desenvolver esses conhecimentos na prática resultam em um trabalho aprofundado, coerente e pautado na ética socioambiental.

Diversidade

Para nós, a diversidade é fonte de aprendizado e de busca de melhores soluções para os problemas socioambientais. Portanto, buscamos potencializar a diversidade social, cultural e ambiental a partir da nossa atuação. 

Inclusão
Audiodescrição: Foto com meninos e meninas vistos de lado e de costas. Um dos meninos está em uma cadeira de rodas.

Defendemos que a educação ambiental é um direito de todas as pessoas. Por isso, a inclusão e a acessibilidade são cuidadosamente consideradas, seja nas escolhas do design, no uso de linguagem inclusiva, ou na elaboração de atividades e materiais educativos.

Inovação

A inovação e a criatividade fazem parte da nossa forma de fazer educação ambiental. Da mistura de diferentes áreas do conhecimento surge uma educação ambiental inovadora, inclusiva e efetiva. Além disso, entendemos que a tecnologia pode ser uma ferramenta potente para alcançarmos a sustentabilidade socioambiental.

Equipe Fubá

Co-fundadoras:

Andréia Nasser Figueiredo

Doutora em Ciências

Ariane Di Tullio

Doutora em Ciências

Flávia Torreão Thiemann

Doutora em Ciências

Audiodescrição: Foto de Mayla. Ela é vista do busto para cima e sorri. É branca, tem os cabelos lisos, curtos e castanho escuro. Usa uma camiseta salmão.  Ao fundo há plantas verdes.

Mayla Valenti

Doutora em Ciências

Equipe de educação ambiental e acessibilidade:

Milena Ricco

Gestora e Analista Ambiental

Bolsista FAPESP 

Sabrina Cordeiro

Educadora especial

Bolsista FAPESP

 

Eloá De Lucca

Tradução e Interpretação em LIBRAS

Bolsista FAPESP

João Pedro Bravo

Audiovisual

Bolsista FAPESP

Equipe de tecnologia:

Audiodescrição: Foto de Leonardo. Ele sorri. É branco, tem o cabelo preto e curto. Usa uma camiseta rosa com o desenho de um cérebro. Ao fundo há uma parede de plantas verdes.

Leonardo Roese

Analista de Sistemas

CTO 

Tábata Delgado

Designer

Bolsista FAPESP

Draylson de Souza

Doutor em Ciência da Computação

Bolsista FAPESP

Equipe parceira

Monica Gonçalves

Mestra em Ciências Ambientais

Sarah Furucho

Educadora Especial

Daniel Campesan

Gestor e Analista Ambiental

Larissa Ferreira

Estagiária em Educação Ambiental

Juliana Yumi Takara

Estagiária em Comunicação Ambiental