• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre educação ambiental e sustentabilidade direto no seu e-mail.

A FUBÁ COM EDUCADORAS(ES)

Nós acreditamos que quanto mais educadoras e educadores ambientais atuando, mais perto ficamos de viver em um mundo melhor.

 

Nossa maior preocupação quando o assunto é formação em educação ambiental é encontrar formas de colocar em prática os princípios que estudamos. Nós defendemos que a educação ambiental deve ser crítica, dialógica e transformadora e buscamos o tempo todo a coerência entre teoria e prática.

 

Depois de vários anos desenvolvendo projetos educativos com diferentes públicos e em contextos variados, nossa equipe reuniu uma série de ferramentas que ajudam quem trabalha ou quem quer trabalhar com educação ambiental a preencher esse espaço entre discurso e ação. 

 

Cada educadora e cada educador ambiental tem um potencial multiplicador inerente ao seu trabalho que pode ser ampliado quando a prática educativa é coerente com os seus objetivos de gerar transformação no mundo. É por isso que desenvolver ações de formação em educação ambiental é uma das prioridades da Fubá.

 

Durante as formações nós compartilhamos nosso conhecimento e experiências de uma forma leve, prática e criativa e, ao mesmo tempo, crítica e reflexiva. O diálogo entre as(os)  participantes e a valorização da diversidade são nossos princípios básicos para a aprendizagem.

 

Nosso objetivo é oferecer cursos para quem já trabalha com educação ambiental em diferentes contextos: escolas, áreas naturais, comunidades de bairros, ONGs, parques urbanos…  E também para as pessoas que estão começando a conhecer esse campo de atuação profissional.

 

 

Nesta página você encontra caminhos que oferecemos  para ampliar a sua formação em educação ambiental ou a da sua equipe
COMO_!.png

INSCRIÇÕES ABERTAS!

CONTEÚDOS GRATUITOS PARA SUA FORMAÇÃO

EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Quando nós conversamos com algumas pessoas que gostariam de trabalhar com educação ambiental, percebemos que existem muitas dúvidas e inseguranças sobre o mercado de trabalho e sobre como é possível atuar profissionalmente na área. Por isso, criamos a Rádio Fubá, um podcast que vai apresentar entrevistas com pessoas que trabalham felizes e realizadas com educação ambiental em diferentes contextos. A nossa ideia é ajudar as pessoas que estão nesse caminho a perceberem todas as diversas possibilidades desse campo de trabalho que é encantador.

BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

AMBIENTAL NA ESCOLA

Na sua opinião, a Educação Ambiental deve ser uma disciplina na escola? Nós realizamos um bate papo online sobre esse tema com convidadas(os) muito especiais! 

Haydée Torres de Oliveira - Professora Sênior na Universidade Federal de São Carlos

Natália Vieira de Carvalho - Professora de biologia na Sec. da Educação do Estado de São Paulo

Diógenes Valdanha Neto - Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Valéria Ghisloti Iared - Professora na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

COMO ELABORAR PROJETOS E MATERIAIS EDUCATIVOS EM DIFERENTES CONTEXTOS

Nós abrimos a aula extra do nosso curso online COMO?! turma 2016 para compartilhar com todo mundo muitas dicas sobre elaboração de projetos e materiais educativos de Educação Ambiental em diferentes contextos. Uma aula super completa que vale a pena aproveitar!

INSPIRAÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR

O FubáZine foi criado para trocarmos ideias e experiências sobre práticas sustentáveis e educação ambiental. Nós buscamos por projetos e pessoas inspiradoras, inovações em metodologias, eventos e publicações interessantes para te deixar em contato com os conceitos e práticas da educação ambiental.

 

Você pode receber o FubáZine no seu e-mail gratuitamente e acompanhar as publicações pelo nosso Blog.

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL na sua instituição

Se você ou a sua instituição está procurando uma formação mais ampla e aprofundada, desenvolvemos este curso para apoiar pessoas interessadas em desenvolver ações e projetos em educação ambiental em diferentes contextos. O diálogo com as(os) participantes e a valorização da diversidade são nossos princípios básicos para a aprendizagem. Os temas são escolhidos e adaptados de acordo com as demandas do grupo. 

 

O formato que sugerimos é de um curso de 32h desenvolvido em 4 módulos. O primeiro módulo aborda 

aspectos teóricos e práticos da educação ambiental crítica e dialógica. Nos demais módulos trabalhamos 

com os temas mais recorrentes da educação ambiental: consumo e resíduos, conservação da água e biodiversidade. Mas, como sempre, podemos pensar juntas(os) em outros formatos e temas que sejam mais interessantes para te atender.

 

Atualmente, estamos trabalhando neste formato apenas sob demanda. Se você deseja organizar este curso com seu grupo ou equipe, entre em contato e vamos colocar a mão na massa! 

contato@fubaea.com.br