top of page
Fubazine4.png

Quem não gosta de bolo de Vó?


Oi, tudo bem?

Hoje o papo vai ser sobre o encontro de gerações!

Pois é, quem teve o privilégio de conviver com vovós e vovôs sabe que tem coisas que só elas e eles sabem fazer. Tem histórias que só elas e eles viveram e podem nos contar... Tem segredos de culinária ou de remédios naturais que só elas e eles conhecem e podem nos ensinar..

Do mesmo jeito, cada uma e cada um de nós temos também nossas histórias e aprendizados para compartilhar.

Quando juntamos todos esses conhecimentos únicos do mundo em um momento de convivência e partilha temos a chance de criar novas ideias, de valorizar outras formar de ver as coisas e de receber e dar muito carinho.

É por isso que promover o encontro de gerações faz parte dos objetivos da educação ambiental. O potencial de aprendizagem se amplia com a diversidade, já que coloca em interação pessoas com conhecimentos, visões de mundo e perspectivas antes desconhecidos. E assim, a convivência entre pessoas diferentes promove o aprendizado, o lazer e a qualidade de vida.

Então, nosso convite para você esta semana é se abrir para aprender -com a intergeracionalidade! :-)


PRA COLOCAR EM PRÁTICA... Que tal promover um encontro de gerações na sua família ou com amigas(os)? Se você não tem mais seus avós por por perto, que tal visitar um asilo? Pergunte para as pessoas mais velhas: - Como era o mundo em que elas(eles) cresceram? - O que chama a atenção delas(es) no mundo de hoje? - Elas(eles) foram para a escola? Como era essa escola? - E como estavam organizadas as cidades quando elas(eles) eram jovens? O que aconteceu com as áreas verdes das cidades? E o número de carros? -E o tipo de alimentação? -De organização social? - O papel da mulher na sociedade? Nossa! Tem muita coisa interessante que a gente pode aprender com as pessoas mais velhas! Muitas coisas que não poderemos encontrar nos livros ou em qualquer outro lugar a não ser nas suas histórias de vida. Isso sem contar no carinho de vó e de vô, neto e neta que não tem igual, não é mesmo? Se você é educador(a) pode aproveitar todo esse potencial educativo promovendo o encontro de gerações no seu lugar de atuação. Que tal convidar um vovô para contar histórias da roça na escola? Ou uma vovó para compartilhar seus conhecimentos sobre plantas medicinais em uma trilha? Essas são apenas algumas ideias.. Se você tiver outras que já tenha colocado em prática, vamos adorar saber! Você pode compartilhar com a gente respondendo este e-mail, ou publicando lá no Facebook da Fubá.

PROGRAMAÇÃO #AVOSNETOS NO SESC SP

Para desenvolver todo esse potencial, o SESC SP está com uma programação linda para promover encontros entre avós, avôs, netas e netos. A Fubá vai participar de algumas delas em São Carlos e em São Paulo neste mês. Aí embaixo você pode conferir as nossas oficinas e acessar o site do SESC para mais detalhes. OFICINAS HORTAS URBANAS NO SESC SÃO CARLOS DIA 23/01/16 - SÁBADO - 15h OFICINA FILTRO DOS SONHOS NO SESC CONSOLAÇÃO (SÃO PAULO) DIA 26/01/16 - TERÇA - 15h OFICINA ORIGAMI ANIMAIS BRASILEIROS NO SESC SÃO CARLOS DIA 30/01/16 - SÁBADO - 15h Todas essas oficinas da Fubá são gratuitas! É só se inscrever e aparecer! :-) Aqui você acessa a programação completa do SESC SP com Avós e Netos.


Ah! O SESC está pedindo para as pessoas contarem histórias bacanas com suas avós e avôs usando a #AvosNetos. Que tal compartilhar as suas? Esse casal lindo é a Vó Mariazinha e o Vô Geraldo, avós da Mayla Valenti, da nossa equipe. Lá no nosso face tem as histórias que ela contou!

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page