top of page
Fubazine4.png

O que podemos aprender com o Leonardo DiCaprio...


Olá, tudo bem? Você assistiu ao discurso do Leonardo DiCaprio ao receber o Oscar de melhor ator este ano? Se não viu, ou se gostaria de rever, dá uma olhada no vídeo aí em baixo! Vale a pena!


Incrível, né? Ele soube aproveitar um momento de enorme visibilidade para chamar a atenção das pessoas para uma causa ambiental em que ele acredita. E isso tem tudo a ver com a conversa que começamos no post anterior sobre participação individual e coletiva!

(Se você não viu nosso post sobre participação individual e coletiva, acesse aqui) Nós recebemos o retorno de dois leitores sobre esse assunto e resolvemos compartilhar suas ideias por aqui, porque elas fazem todo o sentido! O André comentou com a gente que concorda que precisamos reconhecer os limites da ação individual, mas que também é preciso lembrar que as ações individuais inspiram e ensinam as pessoas ao nosso redor e que essas pessoas poderão um dia ocupar cargos de tomada de decisão que farão a diferença. E nós ainda acrescentamos: ou quem sabe até uma dessas pessoas pode se tornar um ator ou uma atriz ganhadora do oscar, como o Leonardo DiCaprio?! Ou seja, alguém cujas ações individuais terão uma grande repercussão no mundo. E é nesse sentido que o Pavel também nos escreveu dizendo que é importante lembrar que empresas, governos e outras instituições que causam grandes impactos são compostas por pessoas e o "cada pessoa fazer a sua parte" inclui que essas pessoas também atuem de forma responsável em relação ao meio ambiente. (Muito obrigada, André e Pavel, pelas contribuições!) Se nós formos pensar bem, cada uma e cada um de nós também ocupa alguma posição de poder no mundo, seja em casa, no trabalho, na universidade, na escola... E o Leonardo DiCaprio nos ajudou a lembrar que nessa posição que ocupamos nós também podemos fazer a diferença! Nós também podemos inspirar as pessoas a se juntarem a nós na construção de uma sociedade mais justa e de um planeta mais sustentável. Então, nossa sugestão pra você essa semana é refletir sobre: - Quais situações te colocam em uma posição de destaque e, por isso mesmo, de responsabilidade diante das pessoas ao seu redor? - O que você pode começar a fazer a partir de agora para aproveitar melhor essas situações para compartilhar suas ideias e inspirar ações para um mundo melhor?

50 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page