• Mayla Valenti

Tá precisando de boas notícias?‏


Olá, tudo bem? Nós achamos que valeria a pena ressaltar quantas transformações positivas estão acontecendo por aí! É, é isso mesmo.. ser sustentável de verdade tem a ver com desenvolver uma visão crítica sobre o mundo, mas também tem a ver com reconhecer as mudanças positivas que estão acontecendo! Isso é muito importante para alimentarmos a nossa esperança de que podemos continuar caminhando. E também para percebemos que estamos fazendo história hoje e que as mudanças dependem das nossas ações. Nós, ambientalistas, temos a tendência de considerar as mudanças muito lentas diante dos enormes impactos ambientais. Mas precisamos reconhecer: existem muitas transformações em curso, seja nas relações sociais, de gênero e ambientais. Quando nós focamos apenas nos impactos negativos, acabamos não percebendo os avanços. E isso também vale para quando planejamos uma ação educativa. Focar apenas nos problemas pode passar uma sensação de impotência e gerar paralisia ao invés de ação. A cada dia surgem várias boas notícias! Basta ajustar o foco para identificá-las. São ações que superam a visão tecnicista da sustentabilidade e que apontam para as mudanças necessárias, que são profundas e que demandam alteração de rumo, e não maquiagem. Então, a nossa proposta pra você nessa semana é: que tal fazer uma coleção de boas notícias? Depois, conte pra gente se isso fez diferença na forma de você perceber e agir no mundo.


Essas são as BOAS NOTÍCIAS que alimentaram a nossa esperança nessa semana:

"São Paulo: seis museus com trocador de fralda no banheiro masculino" Veja mais no site do Catraquinha Livre. "Giorgio Armani declara fim do uso de pele de animais em todas as suas marcas e produtos" Veja mais no site do Vista-se. "Mãe chama atenção de escola de filho: "não vamos repetir o discurso de responsabilizar somente a mãe pelo cuidado dos filhos" Veja mais no site do Catraquinha Livre. "REDE BIOMAR lança manual de ecossistemas marinhos". Veja mais no site do ICMBio. "Jovem cria empresa com apoio de amigas". Veja mais no site do G1 do Rio Grande do Sul. "Nós estamos construindo o mapa colaborativo de orgânicos em SP no Instagram" (iniciativa da Mode.fica). Veja mais no Instagram.

#Inspiração #educomunicação #AçãoColetiva #PráticasSustentáveis #Transformação #Criatividade #sustentabilidade

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE