Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

FubáZINE 36 - Limpeza ecológica


[A partir de agora o formato do nosso blog mudou! Vamos publicar na íntegra cada FubáZINE enviado por e-mail. Assim, quem perder alguma edição poderá conferir por aqui. Assim também poderemos dialogar sobre cada tema nos comentários do Blog.]

Limpeza ecológica

Olá, tudo bem? Você já pensou em quantos produtos tóxicos para a nossa saúde e para a saúde do restante do meio ambiente estamos em contato todos os dias? São shampoos, condicionadores e outros cosméticos... Produtos de limpeza, como detergente, sabão em pó, desinfetante... Tem também os repelentes que estão em alta em tempos de "guerra" contra o Aedes egypt... Isso sem contar que a grande maioria das marcas desses produtos fazem testes em animais, que atualmente são considerados desnecessários. Pois é! Cada vez mais pessoas se preocupam com isso e buscam alternativas naturais e menos impactantes. Coerentes com a nossa abordagem das práticas sustentáveis de verdade,nosso objetivo não é fazer com que você se sinta obrigada(o) a usar tudo o que vamos apresentar e muito menos culpada(o) por não colocar em prática. A questão é que muitas vezes a gente não pratica por que não conhece, ou acha que pode ser muito difícil, ou trabalhoso... Nosso papel aqui é te mostrar algumas possibilidades. O seu, a gente acha que é avaliar, pesquisar mais e praticar o que você quiser e o que for viável na sua rotina, de maneira que você se sinta bem! :-)


Nessa edição vamos conversar um pouco sobre as alternativas para os produtos de limpeza convencionais. Muitos produtos de limpeza são feitos a partir de substâncias químicas que podem causar alergias, problemas respiratórios, alguns podem até causar câncer nos seres humanos. Além disso, eles poluem a água e os solos quando vão para a rede de coleta de esgoto e, consequentemente, para os corpos de água superficiais e subterrâneos, ou quando são despejados diretamente na terra. Considerando que todos os elementos naturais estão conectados em uma rede de interações, o que é feito em um lugar tem efeito em outros. Além disso, nada pode ser "jogado fora do planeta". As substâncias tóxicas permanecem circulando pelos ecossistemas e às vezes até vão se acumulando nos seres vivos ao longo da cadeia alimentar. As empresas de forma geral estão cada vez mais atentas a esses problemas e a legislação ajuda a garantir que os produtos vendidos não sejam tão poluentes e não causem sérios problemas de saúde. Porém, algumas substâncias ainda permitidas podem causar esses impactos.

ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA A LIMPEZA ECOLÓGICA 1- Diminuir o uso e/ou a quantidade de produtos. Mesmo os produtos ecologicamente corretos podem conter elementos nocivos. 2- Priorizar a compra de marcas que não realizam testes em animais. Para acessar uma lista atualizada, vá para o site da PEA - Projeto Esperança Animal. 3- Comprar produtos ecológicos que usam matérias primas naturais e não poluentes. Algumas marcas têm preços bem elevados, mas outras já conseguem oferecer produtos com preço acessível, especialmente considerando que geralmente são produtos concentrados com alta durabilidade. O bom é que com a internet hoje em dia está bem mais fácil de comprar esses produtos. Fizemos uma lista de algumas marcas. Se você puder indicar outras, por favor, mande pra gente! 4- Fazer seus próprios produtos de limpeza em casa. Essa alternativa pode parecer trabalhosa em um primeiro momento, mas com elementos super simples, é possível fazer praticamente a limpeza da casa toda.Vinagre, bicarbonato de sódio, limão e água são os agentes de limpeza preferidos de quem faz a limpeza ecológica caseira! Além de reduzir o impacto, essa limpeza ainda sai bem mais barata! Uma outra dica é aproveitar roupas e toalhas velhas e meias sem par como panos de limpeza. Selecionamos dois sites com algumas receitas bacanas. Mais uma vez, sinta-se à vontade para aumentar nossa lista com a sua sugestão!

Finalmente, gostaríamos de dizer que, como em qualquer situação de mudança, para praticar a limpeza ecológica é preciso uma abertura ao novo. Nem sempre a sensação ao toque e ao olfato serão as mesmas de quando usamos os produtos convencionais. Isso pode causar certo incômodo ou desconfiança iniciais, mas a gente acha que vale a pena experimentar por um tempinho pra ver se não é uma questão de se acostumar a esse novo jeito de limpar. Além disso, é necessária uma certa organização, já que você não vai encontrar tudo prontinho na prateleira do hipermercado 24 horas (ainda!!). Então, como em qualquer prática sustentável, é preciso desligar o piloto automático!

Algumas marcas de produtos de limpeza ecológicos: Terpen Oil desinfetantes e desengordurantes superconcentrados feitos com óleos naturais (http://www.terpenoil.com.br/) Ákora Brasil lava roupas, esponjas e panos feitos de matérias primas naturais, entre outros (http://akorabrasil.com.br/) BioWash lava-louças, lava-roupas, desengordurantes, entre outros (http://biowash.com.br/) BioZOrganic lava-louças, muitluso, desengordurantes, entre outros (http://www.biozorganic.eco.br/) Sites com receitas caseiras para limpeza ecológica: Lar Natural receitas para limpeza de piso, banheiros e até uma fruta que lava roupas! (https://lar-natural.com.br/que-tal-usar-produtos-de-limpeza-ecologicos-e-caseiros/) Pensando ao Contrário receitas de detergentes, anti-mofos, multi-usos, etc (http://www.pensandoaocontrario.com.br/2014/01/a-revolucao-caseira-limpeza-ecologica-e.html) Para saber mais Silent Spring Institute (em inglês) realiza pesquisas sobre os impactos de produtos químicos para a saúde e para o meio ambiente, divulga os resultados e dá dicas de como evitar os produtos nocivos (http://www.silentspring.org/) Agressão ao Homem blog que apresenta documentário sobre a influência de substâncias químicas na água para a fertilidade dos homens. (http://agressaoaohomem.blogspot.com.br/)

Se você se interessou por esse assunto, conta pra gente respondendo a este e-mail. Assim, podemos manter o tema em pauta e apresentar alternativas para os cosméticos na próxima edição. O que você acha?

Que tal dividir essas ideias com mais gente?

#FubáZINE #sus #PráticasSustentáveis #limpezaecológica