top of page
Fubazine4.png

Atividades de EA: Saiba como estamos ajudando a Ambiens a realizar ações contínuas com comunidades

Ao planejar atividades de educação ambiental, é comum que palestras e eventos sejam as opções mais óbvias. As palestras e eventos são úteis para abastecer indicadores quantitativos, e para chamar a atenção de um grande número de pessoas. Porém, geralmente a qualidade do aprendizado fica comprometida com ações curtas e esporádicas. É possível melhorar a qualidade deste tipo de atividade garantindo espaços de diálogo e associando-as a processos contínuos de formação ou de mobilização comunitária.


As ações continuadas proporcionam um vínculo maior com o público e transformações mais concretas na comunidade. Apesar de atenderem um número menor de pessoas, o investimento nessas atividades traz um retorno efetivo para melhorar o relacionamento com as comunidades.


Outro aspecto a ser considerado na qualidade das atividades oferecidas é a confusão entre ações de educação, comunicação e de gestão ambiental. As ações de educação ambiental devem proporcionar novos conhecimentos, valores e atitudes em relação à realidade local. As ações de comunicação ambiental devem apresentar informações úteis às comunidades, promover a divulgação e a participação das pessoas nas atividades. A comunicação fica ainda mais rica quando associada a um processo de construção participativa dos meios de comunicação, o que chamamos de educomunicação. As ações de gestão ambiental são aquelas práticas que queremos incentivar, como por exemplo a separação adequada de resíduos, ou o plantio de mudas. Porém, quando não são associadas a um processo de educação ambiental, em geral, têm resultados pontuais e pouco duradouros.


Com a equipe da Ambiens, estamos executando um Programa de Educação Ambiental (PEA) para uma empresa do setor de energia. Entre outras ações, o programa prevê uma interação de longo prazo com comunidades do interior de São Paulo. As ações incluem a formação de agentes multiplicadores que poderão continuar atuando em seus territórios após a conclusão das ações do PEA. Além disso, prevêem a implementação participativa de projetos ambientais a partir das demandas e necessidades locais. Nossa equipe irá acompanhar o planejamento, desenvolvimento e avaliação de cada projeto para apoiar transformações concretas e duradouras.


Se sua organização está precisando planejar ou executar ações mais efetivas que apresentem resultados mensuráveis no relacionamento com comunidades, nossa equipe pode ajudar. Entre em contato e agende uma reunião.







27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page