top of page
Fubazine4.png

Avaliação na EA: como criamos indicadores para avaliar ações do Programa de Educação da SPIC Brasil

Atualizado: 31 de jul. de 2023

Avaliar ações de educação ambiental é um dos maiores desafios da nossa área. Isso porque os resultados, geralmente, são de longo prazo, difíceis de mensurar e requerem tempo e dedicação da equipe.


Quando a avaliação é realizada, muitas vezes é feita somente no final do processo educativo a partir de relatos das ações realizadas. Relatar as atividades é importante, mas não é suficiente. A avaliação compara os resultados obtidos com os objetivos traçados e indica onde é preciso melhorar e o que está dando certo e deve permanecer.


O ideal é que a avaliação seja contínua e conte com a participação do público envolvido. A avaliação ao longo do processo possibilita que os ajustes sejam feitos em tempo de alcançar melhores resultados e engajamento. Quanto maior a participação do público nesse processo, melhores serão as informações obtidas a fim de realizar as melhorias necessárias.


Os indicadores de avaliação nos ajudam a tornar os resultados mais palpáveis, fáceis de entender e de comunicar e comparáveis. Essas características ajudam na tomada de decisão sobre os próximos passos. Uma análise multidimensional tornam claras as fortalezas que devem ser valorizadas e as fraquezas que devem ser melhoradas. Comunicar bem esses resultados pode trazer mais engajamento do público, mais apoio dentro da organização e de parceiros externos, além de facilitar a elaboração de relatórios para os órgãos licenciadores e investidores.


Com a SPIC Brasil nós conduzimos dois processos formativos dentro do Programa de Educação Ambiental: um no contexto escolar e outro com a comunidade. A cada encontro, a avaliação feita pelo próprio público e pela equipe envolvida ajudou a realizarmos os ajustes necessários para atender as demandas das comunidades e as expectativas da empresa. Elaboramos indicadores quantitativos e qualitativos que foram medidos a partir dos relatos do processo, das avaliações intermediárias aplicadas e dos resultados finais das formações. Desta forma, a empresa teve facilidade em relatar os resultados ao órgão licenciador.


Se elaborar bons indicadores para as ações, projetos e programas de educação ambiental é um desafio para sua equipe, conte conosco para elaborar um conjunto de indicadores adequados ao contexto da sua organização. Entre em contato e agende uma reunião.





30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page