top of page
Fubazine4.png

Cidades sustentáveis, educadoras e inteligentes


Para você, o que é uma cidade sustentável?


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplam este tema especialmente no ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os indicadores desse objetivo incluem ações de conservação ambiental, inclusão, participação, mitigação às mudanças climáticas, entre outros.


Realmente a sustentabilidade é um tema bastante amplo e complexo, que abrange questões ambientais, sociais e econômicas de forma integrada. A convivência na cidade também engloba diferentes fatores que podem ou não proporcionar qualidade de vida. E um bom resumo sobre o que são cidades sustentáveis poderia ser uma cidade que proporciona qualidade de vida para as pessoas e os outros seres que ali habitam.


Para nós, não é possível pensar em uma cidade sustentável sem que ela seja educadora. As cidades educadoras são intencionalmente projetadas para promover novos conhecimentos, valores e atitudes na direção de sociedades sustentáveis. Você pode estar se perguntando: como isso é possível?


#pracegover #pratodosverem Audiodescrição: Foto de uma mulher andando de bicicleta vista de costas em uma praça. Ela é branca e usa vestido florido. A bicicleta está sobre um piso de paralelepípedos. Do lado direito são vistos canteiros gramados com árvores, bancos e luminárias. A luz do sol ilumina a parte esquerda da foto. No fundo são vistos uma mureta e postes.



O aprendizado acontece na interação entre as pessoas e também com outros seres vivos e não vivos com os quais convivemos. Por isso, um bom começo para tornar uma cidade educadora é valorizando os espaços públicos e as interações que eles proporcionam.


Por exemplo, cuidar desses espaços, interagir com a biodiversidade urbana que está ali, encontrar pessoas e trocar experiências, contemplar uma produção artística, praticar exercícios, ou apenas relaxar em um local agradável são atividades que a cidade educadora pode proporcionar para sua população.


Nós achamos que essas experiências podem ficar ainda mais interessantes quando associadas à tecnologia digital. Isso porque ela está presente no nosso dia a dia e gera interesse das pessoas. E, além disso, tem um potencial de escala que possibilita atender muito mais pessoas, entender seu perfil, suas necessidades e avaliar o trabalho educativo de forma otimizada.



#pracegover #pratodosverem Audiodescrição: Foto de uma mulher, uma menina e um homem sentados olhando para a tela de um celular. Os três são negros. A mulher está sentada em uma cadeira de rodas segurando o celular. Ao lado dela é vista a menina. O homem está lado da menina, com o braço passando atrás de suas costas quase tocando o ombro da mulher. Ao fundo é vista vegetação verde.



Imagine você andando por praças e parques da sua cidade e aprendendo mais sobre as árvores e animais que estão ali, recebendo sugestões de como contemplar os espaços usando todos os sentidos, e refletindo sobre como poderia agir para ajudar a cuidar desses lugares. Agora imagine muitas pessoas fazendo isso ao mesmo tempo e se encontrando nesses espaços, trocando ideias e criando movimentos para que a cidade seja cada vez melhor para todo mundo. Nós imaginamos e adoramos o que vislumbramos!


E foi assim, imaginando e juntando essas três ideias: cidades sustentáveis, educadoras e inteligentes, que criamos o BoRa Cidades. O BoRa Cidades integra as áreas verdes e os espaços públicos urbanos oferecendo experiências educadoras ambientais para as pessoas. E o BoRa ainda é um app inclusivo, pois é acessível a pessoas com diferentes deficiências.


Para você entender melhor essa proposta, criamos uma amostra virtual do que o BoRa Cidades pode ser. A ideia é que você faça seu chá preferido e embarque nessa experiência física e digital (=figital) sobre a Cidade do Futuro.


BoRa?



E se quiser conversar sobre como levar o BoRa para a sua cidade, estamos por aqui. É só enviar um e-mail para contato@fubaea.com.br


305 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page