top of page
Fubazine4.png

Competição ou cooperação?‏ Como incentivar a colaboração na educação ambiental

Atualizado: 18 de jul. de 2020


É muito comum ouvirmos que a educação tem que preparar as pessoas pra vida. E que se o nosso mundo é competitivo, precisamos ensinar a competição. Nós não concordamos com essa ideia porque o objetivo maior da educação ambiental é provocar mudanças. Se o mundo hoje é competitivo, nós queremos construir um mundo cooperativo e solidário.


Crianças na horta
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto emoldurada. Na foto são vistas quatro crianças cuidando de uma horta. Três meninas são vistas de costas, agachadas próximo a um canteiro. Um menino é visto de frente, agachado. A foto possui moldura branca com o logo do FubáZINE em preto e branco no centro inferior. O fundo da imagem é amarelo.


Então, surge a pergunta: como fazer isso? Precisamos exercitar esses valores na prática. Seja em casa, na escola, ou na visita a um museu ou a uma trilha, a cooperação precisa fazer parte do nosso dia a dia para percebermos o quanto podemos avançar com ela. O problema é que se não ficarmos alertas, quando nos damos conta estamos promovendo a competição sem nem perceber! É, não dá pra deixar o piloto automático ligado. É preciso agir intencionalmente para promover a cooperação e a solidariedade. Por exemplo, quando premiamos o grupo que termina a atividade primeiro, ou quem acerta as respostas de um jogo, estamos promovendo a competição. Na verdade, qualquer jogo que tenha vencedoras ou vencedores e perdedoras ou perdedores incentiva a competição. Aí você pode pensar: ah, mas sem competição não tem graça... E nós respondemos: tem sim! Atualmente muitas pessoas estão pensando nisso e criando jogos, brinquedos e brincadeiras cooperativas que são muito divertidas. Selecionamos alguns exemplos interessantes para você se inspirar...

 

Jogo da Carta da Terra produzido pelo Instituto Harmonia da Terra. Para conhecer melhor, acesse: https://vimeo.com/32614822


Post com ideias que não são ligadas diretamente ao meio ambiente, mas que podem inspirar você a criar o seu jogo cooperativo de educação ambiental: https://www.todamateria.com.br/jogos-cooperativos-o-que-sao-e-exemplos/


 

Então, nossa proposta pra você é: procure identificar em que momentos você está promovendo a competição e procure alternativas para incentivar a cooperação. Nós acreditamos que o mundo precisa muito disso!

220 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page