Fubazine4.png
  • Mayla Valenti

Como fazer Educação Ambiental?

Atualizado: 2 de Mai de 2019


Se você trabalha com Educação Ambiental provavelmente já se perguntou "Qual a melhor maneira de fazer educação ambiental?"!


Nós, educadoras(es) ambientais somos idealistas e estamos sempre querendo fazer mais e melhor. Mas responder a essa pergunta não é tão fácil assim... primeiro porque não existe receita. A Educação Ambiental é diversa! Existem muitas maneiras de criar atividades e projetos de meio ambiente. Talvez a melhor pergunta seja: qual é a sua melhor maneira de fazer Educação Ambiental? Assim, você pode buscar soluções a partir da sua verdade, do que você sente e acredita que seja o melhor. Quando tentamos responder a essa pergunta, é comum pensarmos... ah.. mas se eu tivesse mais recursos... ou, se eu tivesse mais apoio... Mas, você não precisa esperar para que as condições externas sejam ideias para começar. É claro que seria mais legal se a sua escola tivesse uma área verde incrível. Ou se no seu local de trabalho tivesse uma equipe maior, ou quem sabe se você tivesse mais apoio... Mas a verdade é que poder atuar com educação ambiental com todo apoio, equipe, dinheiro e espaço que gostaríamos é uma situação muito rara. E mesmo assim a gente persiste. Porque acredita na causa! Porque quer contribuir para melhorar o planeta! É ou não é? Por isso, nessa semana te desafiamos a responder a essas perguntas:

O que você pode fazer com os recursos que já tem? Qual é a sua melhor maneira de fazer Educação Ambiental?

E se você estiver precisando de mais motivação, recomendamos ouvir o terceiro episódio da Rádio Fubá. Nós entrevistamos a Profa. Elza que começou com pouquíssimos recursos e apoio e, aos poucos, foi conseguindo envolver toda a comunidade escolar em seu projeto. Ela inclusive ganhou um prêmio por isso! É inspirador! Dê um clique na imagem abaixo para ouvir a entrevista:


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Logo da Rádio Fubá. Desenho em amarelo de um microfone retrô. Do lado direito ao microfone, em letras amarelas, está escrito Rádio Fubá. O fundo é preto.



#pratodosverem Audiodescrição resumida: Cartaz do curso Como?!. Com o fundo branco, em letras pretas cursivas, com detalhes amarelos está escrito: Como?!.




As inscrições para o COMO?! estão abertas!!! Estamos muito felizes em poder compartilhar nossas experiências e aprendizados com pessoas interessadas em conhecer novas possibilidades na Educação Ambiental!


Se você acha que está precisando ampliar sua formação na área para potencializar a sua ação educativa, ou se você quer trabalhar como educador(a) ambiental, nós te convidamos a conhecer o COMO?!



Saiba mais no link: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019

Se você ainda não viu, nós criamos um minicurso com 3 aulas gratuitas para te apresentar a nossa maneira de entender e de fazer Educação Ambiental. Lá também tem todos os detalhes do curso. Para ter acesso a tudo isso, é só fazer a sua inscrição pelo site: www.fubaea.com.br/minicursocomo Vai ser um prazer enorme te encontrar por lá! :-)


362 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.