top of page
Fubazine4.png

Comunicação para um mundo melhor (parte 2)

Atualizado: 29 de set. de 2020


Oi! Tudo bom? Vamos continuar nosso papo sobre a coerência no uso da linguagem... Quando procuramos usar uma linguagem não impositiva, demonstramos respeito ao conhecimento e à opinião das outras pessoas, ou seja, à sua autonomia para escolher o que querem e o que não querem realizar. As chamadas para atitudes sustentáveis que circulam por aí, ou mesmo as que são faladas nas atividades educativas costumam usar o verbo no imperativo e direcionar a ação das pessoas sem que elas tenham chance de se manifestar a respeito do tema. Por exemplo: "plante uma árvore", "economize água", "recicle seu lixo". Nós aqui na Fubá procuramos evitar este tipo de comunicação e usar frases que incentivem uma reflexão e um posicionamento sobre determinado tema, sem impor uma ação ou uma visão de mundo. Em comunicações curtas, como nas redes sociais, isto é um desafio grande! E aí, a gente precisar usar bastante a criatividade para encontrar saídas para manter uma comunicação coerente e objetiva ao mesmo tempo! Selecionamos algumas estratégias que temos usado nesta busca:


Isso faz sentido pra você? Queremos muito saber se você já tinha reparado na nossa forma diferente de nos comunicar e qual o efeito que essa linguagem provocou em você. Você se sentiu mais respeitada(o)? Ou insegura(o) sobre o que estamos compartilhando? Este é um risco que corremos ao escolher uma linguagem coerente. Mas por enquanto, a gente continua achando que vale a pena!

133 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page