top of page
Fubazine4.png

Educação ambiental com comunidades: como estamos trabalhando com a comunidade de Flecheiras no Ceará

Atualizado: 31 de jul.


É muito comum associarmos a educação ambiental ao trabalho com crianças no contexto escolar. Envolver as crianças e aproveitar o ambiente escolar para realizar ações de educação ambiental pode ser um caminho. Mas, precisamos deixar claro que educação ambiental não é só para crianças. Afinal, responsabilizá-las pela busca da sustentabilidade seria um peso muito grande para elas carregarem.


Pessoas adultas também podem e devem participar, já que são elas que tomam as decisões atualmente. E, por isso, têm maior poder de ação no tempo presente. Os estudos mais atuais mostram como o aprendizado ao longo da vida é efetivo e gera transformações socioambientais.


Para planejar Programas de Educação e Comunicação Ambiental será necessário priorizar os públicos. E para escolher quem são os grupos prioritários algumas perguntas podem ajudar:


  • Quem são as pessoas que mais sofrem ou que mais se preocupam com os problemas locais identificados?

  • Quem são as pessoas que mais aproveitam ou quem são as entusiastas dos potenciais locais identificados?

  • Quem são as pessoas que já estão sensibilizadas, ou mobilizadas por essas questões ou causas semelhantes?

  • Quem são as pessoas que têm poder de ação em relação aos problemas e potenciais identificados?


Na comunidade de Flecheiras, em Trairi-CE, estamos iniciando um projeto onde o público adulto é prioritário. A partir de diversas parcerias, será implementado um cultivo sustentável de algas marinhas nativas com o objetivo de gerar renda e conservar e valorizar a biodiversidade local. Nosso papel é elaborar um plano de fomento ao ecoturismo na comunidade a partir da visitação da área de cultivo. Além disso, será oferecida uma formação para guias ambientais locais. Todas as ações estão sendo construídas de forma participativa, junto com a comunidade e articulando instituições locais.


O trabalho com comunidades exige uma equipe especializada e abertura ao diálogo para que o relacionamento seja equilibrado e que os possíveis conflitos sejam minimizados. Nossa equipe pode ajudar sua organização nesse processo. Entre em contato para agendarmos uma reunião.






17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page