A pandemia mudou a rotina das pessoas em todo o mundo e com educadoras e educadores ambientais não foi diferente. Muitos projetos foram parados, espaços educadores foram fechados e nós precisamos nos adaptar a essa nova realidade.
A tecnologia tem sido protagonista nesse contexto, já que ela viabiliza a interação entre as pessoas à distância. Neste FubáZINE vamos contar sobre um projeto que realizamos especialmente para este período com apoio da tecnologia. Esperamos que ele possa inspirar você a criar novas formas de interagir com o público e promover a educação ambiental, se este for o seu objetivo.
Quando iniciamos o desenvolvimento do aplicativo BoRa tínhamos uma grande preocupação em incentivar as pessoas a interagirem entre si e com o ambiente e a não ficarem grudadas na tela do celular. Por isso, o aplicativo sempre teve a proposta de apoiar visitas presenciais nos espaços educadores.
Mas essa nova realidade surgiu e resolvemos adaptar os conteúdos do aplicativo para um site que pudesse ser visitado de casa (www.fubaea.com.br/bora-pesc). Para isso, selecionamos os roteiros e conteúdos educativos adequados para uma experiência à distância. Além disso, fizemos questão de manter os recursos de acessibilidade presentes no app o máximo possível.
A repercussão com o público nos surpreendeu. Muitas pessoas que já conheciam o Parque Ecológico disseram que estavam com saudades do espaço e que por isso adoraram a experiência. Além disso, pessoas do Brasil inteiro visitaram o site. Ou seja, pessoas que dificilmente visitariam o parque presencialmente puderam conhecer um pouco do lugar e dos seus animais. Professoras e professores nos disseram que o material seria muito útil para suas aulas à distância. A televisão local nos procurou e produziu uma reportagem muito bacana sobre a iniciativa e a notícia também saiu em jornais e portais da região.
Obviamente a experiência de conhecer os animais do parque por um site não é a mesma de estar presencialmente no local. Nem era essa a nossa pretensão. Porém, esta foi a maneira que encontramos para proporcionar às pessoas uma atividade educativa, inclusiva e divertida nessa época de quarentena. Pudemos perceber na prática o potencial desses recursos digitais. De fato, é preciso admitir que a tecnologia será uma ferramenta cada vez mais importante na educação ambiental.
Durante este período em que a recomendação é ficar em casa, podemos usar a internet para dialogar com o nosso público, entender suas demandas, dúvidas e interesses e propor reflexões e atividades adequadas para a situação que estamos vivendo. Podemos incentivar as pessoas a observarem a natureza que está perto delas. Podemos incentivá-las a observarem com mais tempo e atenção os impactos negativos que causam no seu dia a dia. Podemos convidá-las a engajarem-se virtualmente em causas ambientais. Existem muitas possibilidades para criarmos novas experiências impulsionadas pelos limites que este momento está nos impondo.
Se você está animada ou animado para adaptar suas atividades de educação ambiental, fica aqui o nosso incentivo. Mas, se você não está nesse clima, pode aproveitar para repensar suas ações e suas prioridades e planejar novas ideias para quando tudo isso passar. Cada educadora e cada educador vai encontrar a sua forma de enfrentar essa crise. A diversidade é sempre bem vinda!
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