top of page
Fubazine4.png

Formação da equipe de EA: como ajudamos a Nestlé a formar multiplicadoras de forma interativa

Atualizado: 31 de jul. de 2023

A equipe que interage com o público nas ações, projetos e programas de educação ambiental carrega a imagem da organização junto às comunidades atendidas e às instituições parceiras. Além disso, a formação e a maneira de conduzir e relatar as atividades é o aspecto que mais impacta a qualidade da educação ambiental. Isso porque é na interação entre educadoras e educadores e o público que o planejamento se concretiza e é apresentado para as comunidades. A equipe é a responsável pela aplicação coerente dos princípios e das legislações da educação ambiental.


Se sua organização possui equipe própria, garantir momentos de formação é fundamental. Se sua organização contrata uma consultoria, avalie se as e os profissionais possuem formação e experiência específicas em educação ambiental. Afinal, a educação ambiental não pode ser apenas acessória. Ela é essencial para o sucesso de todo o programa de sustentabilidade da organização, pois é a base para gerar as transformações.


Infelizmente, muitas formações de equipe em empresas e outras organizações são oferecidas no formato de palestra tradicional, na qual não há diálogo, mas apenas apresentação de muitas informações descontextualizadas com a realidade da instituição. Isso gera descontentamento e a sensação de perda de tempo por parte da equipe. Em nossa visão, a formação das equipes devem ser engajadoras, interativas, dialógicas e baseadas na realidade onde as pessoas irão atuar.


Com a Nestlé, nós elaboramos uma palestra interativa para a formação de multiplicadoras e multiplicadores da comunicação ambiental na empresa. A empresa possui uma pessoa responsável por essa tarefa em cada unidade espalhada por todo o Brasil. Para atender este público, realizamos um diagnóstico inicial com a equipe, elaboramos e validamos o conteúdo com base neste diagnóstico e oferecemos uma atividade engajadora e interativa. Ao longo da formação, as participantes tomavam decisões sobre situações comuns na empresa ou no dia a dia da gestão de resíduos. A escolha das participantes definiu a continuidade da história e o diálogo a cada decisão possibilitou a troca de experiências e o aprendizado coletivo.


Se você está buscando uma formação diferenciada e engajadora para sua equipe, conte conosco. Entre em contato e agende uma reunião.





39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page