top of page
Fubazine4.png

Horta como Espaço Educador na Escola

Atualizado: 1 de fev. de 2022



#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de crianças em uma horta. Elas estão com uma mulher e estão agachadas e tocando com as mãos a terra e as hortaliças.

Fazer horta na escola já não é mais novidade. Várias escolas possuem hortas e já aproveitam o potencial educativo que ela apresenta. Mas isso não significa que esse processo seja fácil! Implementar hortas nas escolas traz muitos desafios.


Para uma horta dar certo é preciso envolver toda a comunidade escolar. Professoras(es), funcionárias(os), direção, coordenação, mães, pais e a vizinhança toda. E isso não acontece de uma hora para outra. Existe um tempo necessário para que as pessoas compreendam os objetivos daquele “trabalho a mais”. Para que as pessoas percebam que a horta é de todo mundo e que todas podem contribuir, ensinar, aprender e aproveitar o contato com a terra que ela proporciona, entre outros benefícios. Nesse processo, o diálogo é sempre a melhor estratégia. Uma postura aberta a valorizar os conhecimentos e experiências de cada pessoa faz bastante diferença. Mostrar os resultados que já foram alcançados também é importante. Para que todo mundo perceba que o esforço em participar vale a pena. Um dos pontos fundamentais é mostrar que o principal objetivo das hortas nas escolas não é produzir alimento. É criar um espaço de aprendizagem. Assim, a qualidade das interações que acontecem naquele espaço, seja entre as pessoas com os elementos naturais, ou as próprias pessoas entre si conta muito mais do que a escolha e execução da melhor técnica de plantio. Todo o espaço pode ser planejado com essa preocupação: canteiros devem ser mais estreitos quando as atividades envolvem crianças pequenas. A diversidade de plantas pode trazer mais diversidade de aprendizado. Os materiais usados para a construção da horta podem falar muito sobre sustentabilidade. A composteira não precisa ser mera coadjuvante, mas pode inspirar as pessoas a cuidarem melhor dos seus resíduos orgânicos em casa. Essas são algumas das ideias que apresentamos em um curso de formação para professoras(es) e monitoras(es) de Taubaté – SP, promovido pelo SESC Taubaté. O tema do curso foi: hortas escolares como espaços educadores. Esperamos animar o público a superar os desafios e implementar lindas hortas em suas escolas. E por aí, você se anima também? Tem alguma experiência na sua escola para compartilhar? Para o curso nós elaboramos um cartaz resumindo o potencial educativo das hortas a partir das dimensões da Educação Ambiental. Vamos compartilhar o cartaz aqui com você que nos acompanha pelo blog. Vale imprimir e levar para a escola (ou mandar por e-mail) pra gente espalhar ainda mais essas ideias e colocá-las em prática! É só "salvar a imagem como" no seu computador. No nosso site você também encontra a apostila do curso e vários materiais complementares para você colocar em prática o projeto de horta na sua escola!


Baixe aqui:



Apostila_HORTA_ESCOLAR_COMO_ESPAÇO_EDUCADOR
.pdf
Download PDF • 672KB

E se você já faz um trabalho com hortas por aí, compartilha com a gente! Vamos adorar conhecer!


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Cartaz sobre dimensões da educação ambiental. Em negrito está o título: horta escolar como espaço educador. Abaixo, há três colunas: participação, valores e conhecimentos. Na coluna participação estão os tópicos: diálogo, participação da comunidade escolar, trabalho coletivo, estudo, planejamento, plantio, cuidado, colheita Responsabilidade, impacto ambiental e social das nossas ações, escolha consciente, políticas públicas, movimentos de agricultura urbana, compartilhar experiências e aprendizados, práticas sustentáveis no cotidiano, economia solidária. Na coluna valores estão os tópicos: segurança alimentar, impactos da agricultura, uso dos sentidos, contato com a natureza, cooperação, valores intrínsecos da biodiversidade, valores utilitaristas da biodiversidade, solidariedade, conflitos em áreas rurais, justiça ambiental, direitos de quem consome, desperdício, qualidade de vida, qualidade ambiental, cuidado. Na coluna conhecimentos estão os tópicos: agroecologia, agrobiodiversidade, solo, cultura alimentar, plantas medicinais, sementes crioulas, técnicas de cultivo, PANCs, compostagem, ciclos naturais, fauna, clima, alimentação saudável, história da agricultura, matemática financeira, empreendedorismo, compostagem, culinária. Fundo verde com desenhos de folhas.

#pratodosverem Audiodescrição resumida:

Cartaz sobre dimensões da educação ambiental. Em negrito está o título: horta escolar como espaço educador. Abaixo, há três colunas: participação, valores e conhecimentos. Fundo verde com desenhos de folhas.



 



2.176 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page