top of page
Fubazine4.png

O que fazer na Semana do Meio Ambiente para realmente gerar impacto positivo



Olá, tudo bem?


Se tem uma época do ano que ocupa todo mundo da área de meio ambiente e sustentabilidade é a Semana Mundial do Meio Ambiente, concorda?


As datas comemorativas são uma oportunidade para chamar a atenção da gestão da instituição e das colaboradoras e dos colaboradores para as questões ambientais. É quando levantamos a nossa bandeira da sustentabilidade e anunciamos: nossa área faz toda a diferença!


Mas a verdade é que há alguns anos a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, nos órgãos governamentais e nas organizações não governamentais. Nós não cabemos mais em uma Semana do Meio Ambiente. Nossas ações se ampliaram muito e a cobrança por resultados medidos por bons indicadores também aumentou.


Para alcançar esses bons resultados é preciso profundidade e continuidade das ações. Isso não quer dizer que devemos ignorar essa data. Nós acreditamos que é possível aproveitar bem toda a energia e os recursos despendidos para a Semana do Meio Ambiente e proporcionar mudanças de valores, adoção de práticas mais sustentáveis e construção de novos conhecimentos.


Ao invés de planejar uma ação pontual, pense na Semana do Meio Ambiente como uma boa oportunidade para iniciar processos contínuos, ou para apresentar resultados de um programa bem sucedido. Certamente este é um momento propício para engajar mais pessoas em novos projetos ou em ações em andamento.


Mas se não for possível fugir da atividade única para toda a empresa (ou instituição), entenda este momento como uma possibilidade para trabalhar a cultura da sustentabilidade na organização.


Aproveite para valorizar o diálogo, a diversidade e a visão sistêmica nas questões ambientais. Escolha um tema que faça sentido para as colaboradoras e colaboradores, algo que contribuirá com o seu dia a dia no trabalho. Proporcione experiências marcantes, em contato com a natureza, com ações concretas. E cuide muito bem da mediação da atividade, para que seja respeitosa e que valorize a participação de cada pessoa.


Esses cuidados farão toda a diferença para o sucesso das ações durante a data comemorativa. E quando conseguimos mostrar bons resultados, fica muito mais fácil obter mais apoio, engajamento e investimento. Assim você poderá continuar trabalhando o resto do ano com mais tranquilidade e satisfação ao perceber que está realmente contribuindo para essa transformação da sociedade.


Se precisar de ajuda para aproveitar ao máximo a Semana do Meio Ambiente na sua instituição, conte conosco! Nossa equipe multidisciplinar está pronta para criar ações criativas, interativas e inovadoras com muita qualidade e responsabilidade.



Até logo,








94 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page