top of page
Fubazine4.png

Você já perguntou sobre o que o seu público gostaria de aprender?‏


Quantas vezes você já assistiu cursos, aulas, palestras, participou de uma visita guiada ou de qualquer outro tipo de atividade educativa em que a educadora ou o educador perguntou: o que você gostaria de aprender?


Provavelmente poucas vezes. Ou quem sabe nenhuma? Pois é, a educação dialógica está cada vez mais difundida entre quem estuda e trabalha com educação ambiental, porém, na prática ainda é um desafio.


Foto de mulheres em roda em área verde.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Foto de quatro mulheres em roda. Elas estão em pé, seguram mochilas, sacolas e olham para uma prancheta que está na mão de uma delas. Ao fundo, é vista uma varanda coberta, o telhado de um galpão e uma árvore de tronco grosso e folhas espalmadas sobre um gramado. A foto possui moldura branca e no centro inferior é visto o logo do FubáZINE em preto e branco. O fundo da imagem é amarelo.

Quando nós perguntamos o que as pessoas querem aprender, nos colocamos em uma posição de vulnerabilidade como educadoras ou educadores. Afinal, não temos controle sobre as respostas que virão. Isso pode parecer ruim em um primeiro momento, mas se acreditamos que todas as pessoas sempre têm algo a aprender e a ensinar, a abertura à curiosidade do público participante potencializa a aprendizagem daquele grupo. Quando você pergunta o que as pessoas querem aprender... ... você se recusa a assumir uma posição de poder e autoritarismo dada como normal para educadoras e educadores. ... você abre espaço para realizar uma atividade educativa que faça sentido às participantes. ... você deixa clara a valorização do diálogo e da participação naquela atividade. ...você incentiva as pessoas a refletirem sobre suas curiosidades e a formularem boas perguntas. Lembrando que estar aberta ou aberto às perguntas do público não significa deixar de compartilhar o que você sabe e o que você considera importante. Então, nossa proposta para você é: comece uma atividade educativa perguntando o que as pessoas gostariam de aprender sobre aquele tema, espaço, etc. Você pode usar a imaginação para pensar em formas criativas de fazer isso. Ou então, simplesmente pergunte! E bora transformar a educação e o mundo!

180 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page