top of page
Fubazine4.png

Planejamento na educação ambiental: como estamos ajudando a Aquasis a planejar suas ações de EA


O planejamento deve ser a primeira etapa para a execução de ações, projetos e programas de educação e comunicação ambiental de qualidade. Porém, sabemos que, na prática, é comum que alguém tenha uma ideia e que ela seja colocada logo em prática sem muito planejamento. Mas chega um momento em que é preciso organizar melhor as atividades e essa necessidade aparece e se torna urgente. Seja por uma obrigação legal, seja por uma demanda da equipe ou do público.


Executar sem planejar pode gerar alguns problemas. Falta de engajamento do público, desorganização da equipe e falta de coerência com os princípios da educação ambiental são os principais. Planejar não precisa ser um fardo. Pode ser simples e rápido. E deve gerar um documento viável para ser aplicado na prática.


Planejar é preciso…mas também é preciso colocar o plano em prática! O planejamento deve ser o mais simples possível, de modo que seja rápido planejar e que seja viável na prática. Então, não planeje demais e nem de menos. Encontre a medida para que o trabalho seja organizado e coerente com os princípios da educação ambiental e, ao mesmo tempo, factível para a realidade da sua organização.


É importante lembrar que as comunidades devem ser envolvidas no planejamento para aumentar a sua participação e o engajamento nas próximas atividades. Esse processo pode ser feito durante o diagnóstico, mas deve se manter ao longo das execução do Programa de Educação Ambiental.


Com a equipe da ONG Aquasis nós estamos elaborando o Projeto Político Pedagógico (PPP) para o seu Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Em um processo participativo, estamos analisando o que já foi feito pela organização e planejando as ações futuras, com base em um entendimento compartilhado sobre os referenciais, prioridades, públicos, objetivos, atividades e indicadores de avaliação. O objetivo final é que as ações de educação ambiental dos diversos projetos da Aquasis sejam feitas de forma integrada. E que essas ações estejam documentadas no PPP. Além disso, o próprio processo de planejamento já é uma oportunidade de formação para a equipe.


Se sua equipe também está sentindo essa necessidade de ter as atividades mais organizadas, integradas e documentadas de uma forma fácil de comunicar para outros setores, parceiros, fornecedores, financiadores ou mesmo com o público, entre em contato para agendarmos uma reunião.



29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page