top of page
Fubazine4.png

Porque você não deve promover palestras de educação ambiental

Olá, tudo bem?


Sabe aquela palestra sem sentido que você precisou assistir porque era obrigatória no trabalho? Aquela em que você se sentiu perdendo seu precioso tempo e que poderia estar resolvendo mil outras coisas mais importantes naquele momento?


Pois é! Infelizmente muitas ações de educação ambiental são feitas nesse formato. Seja com trabalhadoras e trabalhadores, ou com estudantes nas escolas, as palestras costumam ser uma atividade muito frequente nos Programas de Educação Ambiental.


Essas palestras geralmente são descontextualizadas e obrigatórias. O diálogo costuma passar longe desse tipo de atividade. A participação muitas vezes se reduz a responder perguntas óbvias. E você pode imaginar o resultado disso: nenhuma transformação socioambiental.


O primeiro passo para sair desse ciclo improdutivo e engajar as pessoas em ações educativas é exercitar a empatia. Nós precisamos nos colocar no lugar delas e nos perguntar: o que gostaríamos de aprender, como, onde, quando? Esse exercício vai ajudar muito a inovarmos e dialogarmos verdadeiramente com o público.


Para gerar resultados, as ações educativas precisam partir de um diagnóstico com o público que será atendido. Nesse diagnóstico, podemos identificar quais temas são importantes para a vida prática das pessoas e que são relevantes também para a empresa. Podemos ainda perguntar de quais tipos de atividades as pessoas gostariam de participar. Quais seriam os melhores dias e horários para essas atividades.


Com pessoas adultas, precisamos alinhar os conteúdos e atividades com seus objetivos profissionais. Buscar temas práticos, que impactam no seu dia a dia e conteúdos que tragam soluções para seus desafios cotidianos.


Nas escolas, precisamos balizar os conteúdos pelo currículo, para não sobrecarregar, mas ajudar e valorizar o trabalho das professoras e dos professores. Além disso, é importante ajustar a linguagem e recursos didáticos ao universo das crianças e jovens.


Com os dois tipos de público, a tecnologia pode ser uma grande aliada para trazer inovação, divertimento e soluções viáveis para cada contexto. É importante também respeitar e valorizar a diversidade, promovendo ações educativas inclusivas.


Você já ouviu falar que para obter resultados diferentes, é preciso agir diferente? Então, talvez esteja na hora de implementarmos outros formatos de atividades no Programa de Educação Ambiental.


Deixo aqui algumas sugestões para melhorar o engajamento do público e os resultados das ações socioambientais na sua empresa: exercite a empatia, coloque-se no lugar do público, busque novidades e exercite sempre o diálogo respeitoso para entender as necessidades de cada pessoa e de cada contexto.


Se precisar de ajuda nesse processo, conte com a nossa equipe especializada e multidisciplinar. Estamos por aqui para ajudar você nessa jornada.


Até breve.





#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de divulgação. Na parte direita são vistos dois tablets. Na tela do primeiro é visto uma linha de transmissão. Na tela do segundo tablet é visto uma fila de pessoas caminhando e ao redor vegetação. Na parte esquerda da foto está escrito: Nós acreditamos na inovação para potencializar as ações dos programas de Educação Ambiental. Na parte inferior central é visto meio circulo na cor terracota e o logo da Fubá no lado direito.


92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page