Não existe turismo sustentável sem educação ambiental
- brunapatrizzi

- 26 de nov. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2025
Olá, tudo bem?
Se você acompanha nosso trabalho, já deve ter ouvido falar do nosso app BoRa. Com o BoRa, queremos espalhar a educação ambiental pelo mundo por meio do turismo.
Mas como assim: turismo e educação ambiental? Educação ambiental não é fazer oficinas com crianças nas escolas? Não! Educação ambiental é muito mais do que isso.
A educação ambiental busca transformar a relação das pessoas com o meio ambiente para construirmos sociedades mais sustentáveis. Mas afinal, que meio ambiente é esse?
Meio ambiente vai além das áreas naturais. Inclui as cidades, as zonas rurais, o patrimônio histórico, a cultura, a agricultura, as empresas das quais consumimos e até as pessoas com quem nos relacionamos.
Quando viajamos, nos conectamos com todos esses elementos no destino turístico. E essa relação pode ser positiva, gerando renda para populações locais, empatia, respeito à diversidade cultural e conservação da natureza.
Ou pode ser negativa, gerando lixo descartado de forma inadequada, superlotação, descaracterização de modos de vida locais, aumento nas emissões de gases de efeito estufa, e estresse para os animais que vivem ali.
E como a educação ambiental transforma essa relação?
A educação ambiental envolve práticas, valores e conhecimentos que são construídos junto com quem participa. Ela promove a reflexão sobre como nos relacionamos com o meio ambiente e o que precisamos mudar para gerar menos impactos negativos e mais impactos positivos.
“Ah, mas isso parece muito complexo, e até um pouco ‘pesado’, pra uma viagem onde as pessoas querem relaxar.”
As questões ambientais são realmente complexas. Mas elas podem, sim, estar presentes em uma viagem de forma leve, sensível e até divertida. Tudo depende de como apresentamos as informações, as propostas de reflexão e de ação. Quando há respeito e diálogo com o público, quando entendemos suas expectativas e consideramos isso no planejamento, conseguimos criar experiências transformadoras e inesquecíveis. Experiências que serão positivas tanto para turistas quanto para as comunidades locais.
E olha, as pesquisas têm mostrado: as pessoas estão buscando cada vez mais experiências autênticas e sustentáveis nas suas viagens.
E qual é o resultado da educação ambiental no turismo?
As pessoas viajam e voltam mais conectadas com o destino. Conhecem melhor sua cultura, sua história, seu jeito único de viver. Voltam com uma sensação de preenchimento, sabendo mais sobre o mundo e valorizando a diversidade. Ampliam seu conceito de meio ambiente, entendem a interdependência com a natureza e começam a refletir sobre seu papel na conservação e também sobre o papel de cada instituição no caminho para a sustentabilidade.
Essas pessoas voltam para casa como promotoras do destino que proporcionou essa experiência.
E as comunidades locais? Se sentem mais respeitadas, mais valorizadas. Passam a interagir com turistas mais responsáveis que consomem de pequenos negócios locais, que cuidam melhor de seus resíduos, que reduzem sua pegada de carbono e até participam de ações de regeneração e restauração do ambiente visitado.
Mas por que a educação ambiental é essencial para que isso aconteça?
Porque essas transformações dependem da participação das pessoas. Sem pessoas, não existe sustentabilidade. São elas que vão pensar e agir para construir relações mais justas e sustentáveis hoje que vão se refletir no futuro das novas gerações. E é aí que entra a educação ambiental: conectando pessoas, natureza, cultura e história, promovendo mudanças reais por meio do diálogo, do pensamento crítico, da construção de novos valores e práticas.
O turismo pode, sim, trazer impacto econômico positivo para um destino. Mas se não for bem planejado, pode deixar um rastro de problemas ambientais e sociais.
Por outro lado, com educação ambiental, o turismo pode gerar renda, conservar e regenerar a natureza, valorizar a biodiversidade, culturas e modos de vida locais. E ainda educar os turistas, que voltam para casa com um novo olhar sobre o mundo.
É isso que nos move a continuar promovendo o BoRa como uma ferramenta inovadora que ajuda destinos e atrativos a serem mais sustentáveis por meio da educação ambiental. A tecnologia nos permite levar esse impacto positivo para mais pessoas, em mais lugares.
E você? Já tinha pensado no papel da educação ambiental no turismo? Você também acredita que ela pode transformar o turismo e torná-lo, de fato, mais sustentável?








Comentários