top of page
Fubazine4.png

Que tal um belo banho de natureza? Educação ambiental em unidades de conservação

Atualizado: 18 de jul. de 2020

Muitas pessoas ambientalistas relatam que tiveram inúmeras vivências na natureza durante sua infância. E reconhecem que isso fez diferença na hora de fazer suas escolhas na vida adulta. De fato, pesquisas na área da educação ambiental vêm mostrando a importância do contato com a natureza para a formação das pessoas tanto na infância como na maturidade.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: foto de uma educadora e um grupo de crianças. A educadora está a frente do grupo apontando para o lado. O grupo está em um ambiente de mata. No chão são vistas flores rosa e ao fundo vegetação densa. A foto possui moldura branca e no centro inferior é visto o logo do FubáZINE em preto e branco. O fundo da imagem é amarelo.


Realmente, fica mais fácil compreender a complexidade da vida e a interdependência de todos os seres humanos e não humanos, quando sentimos tudo isso na pele. Obter informações sobre o meio ambiente ajuda nesse entendimento. Mas o aprendizado se torna muito mais completo e significativo quando podemos observar de perto, sentir os cheiros, tocar, ouvir, degustar e presenciar as maravilhas dos ciclos naturais.


Esse tipo de experiência está ficando cada vez mais raro em nossa sociedade urbanizada e digital. E, Infelizmente, a pandemia limitou ainda mais esse contato para a segurança das pessoas. Mas quando for seguro, não há dúvidas de que muitas pessoas vão buscar vivências em ambientes naturais. 


As unidades de conservação são espaços privilegiados para esse tipo de experiência. São áreas públicas ou privadas protegidas por lei que têm como objetivo principal conservar a biodiversidade de uma região. Existem diversas categorias de unidades de conservação, cada uma com um objetivo de proteção ambiental. As mais conhecidas são os Parques Nacionais e Estaduais, que permitem a visitação do público em atividades de educação ambiental e ecoturismo.


Foto da parte superior das Cataratas do Iguaçu. A foto mostra vegetação e duas grandes quedas d'águas.
Parque Nacional do Iguaçu no Estado do Paraná

As visitas às unidades de conservação são um verdadeiro banho de natureza. São plantas, animais, fungos, belas paisagens, trilhas, praias, montanhas, areia, rochas, manguezais, climas, texturas, sabores, odores e também modos de vida tradicionais, histórias, pinturas rupestres, e mais uma infinidade de elementos com os quais podemos interagir e aprender. Ou seja, nas unidades de conservação podemos vivenciar a natureza em seu sentido mais amplo, incluindo as riquezas ecológicas e culturais.


Foto da Ilha Grande. Em primeiro plano vemos um mar calmo e mais ao longe barcos de pesca atracados na areia da praia. Ao fundo montanhas cobertas por vegetação.
Parque Nacional de Ilha Grande no Estado do Rio de Janeiro

Além de nos proporcionar todas essas experiências durante as visitas, as unidades de conservação cumprem um papel fundamental na manutenção dos ambientes naturais e de culturas tradicionais. Mas poucas pessoas sabem disso. Ou seja, precisamos melhorar a divulgação e o entendimento do público sobre as unidades de conservação.



Foto de trilha aberta com grandes árvores envolta. O solo aparece sombreado no primeiro plano e verde e ensolarado mais ao fundo.
Estação Experimental de Itirapina no Estado de São Paulo



Foto da curva de um rio caudaloso e com água azul. Dos dois lados há vegetação de cerrado, com árvores pequenas, arbustos e gramíneas. Uma névoa da água do rio aparece sobre a foto.
Parque Nacional das Emas no Estado de Goiás


Foto de duas mulheres observando do alto o buraco das araras. Grandes rochas rodeiam uma área com vegetação e o que parece ser um lago verde.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Buraco das Araras no Estado do Mato Grosso do Sul

Neste período em que não podemos visitar as unidades de conservação, vale fazer uma busca usando a ferramenta Google Maps e Street View. Uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com o Google disponibilizou fotos 360o. de algumas unidades. Você pode conhecê-las virtualmente e depois fazer uma lista de lugares para visitar quando for seguro.

152 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page