Fubazine4.png

Como monitorar a qualidade de um programa de educação ambiental?

Olá, tudo bem?


Hoje vamos falar sobre a importância de ter qualidade no Programa de educação ambiental (PEA) para empresas e instituições.


O Programa de Educação Ambiental é uma prática socioeducativa e cultural que contribui para melhorar as relações ser humano - sociedade - natureza e busca sensibilizar as pessoas envolvidas quanto à importância da sustentabilidade e a noção de corresponsabilidade voltada à conservação ambiental.


Não existe apenas um jeito de planejar um programa de educação ambiental com qualidade. Cada ação tem um foco, um tema, uma metodologia... Algumas atividades podem enfatizar os conteúdos ecológicos, outras podem desenvolver atividades mais contemplativas e reflexivas, ou ainda propor a organização da comunidade para encontrar a solução para um problema ambiental local.

Nós, da Fubá, acreditamos que a construção de novos conhecimentos e valores e o incentivo à participação na conservação ambiental devem ser uma das principais preocupações de um PEA.


Mas o que faz um programa de educação ambiental ter qualidade? E que diferença faz investir na melhoria da educação ambiental em uma instituição? Sabemos que garantir a qualidade das práticas de educação ambiental podem influenciar positivamente nas transformações que podem ser alcançadas a partir dessas ações.


O principal desafio para quem cuida de um programa de educação ambiental, um projeto político pedagógico ou qualquer outra ação de educação ambiental dentro de empresas e instituições é monitorar a sua qualidade. Pensando nisso, desenvolvemos um material gratuito com perguntas e respostas que funciona como um guia interativo para te ajudar nessa tarefa.


Cadastre-se para receber o guia interativo com 10 indicadores para monitorar a qualidade do Programa de Educação Ambiental da sua instituição.








Esperamos te ajudar a fazer um primeiro diagnóstico do que já está bom e do que precisa melhorar na qualidade do PEA. E que o resultado seja útil para implementar mudanças. Nós reunimos no guia lições práticas da nossa experiência de mais de 15 anos atuando com educação ambiental.


Conte para nós: qual a sua maior dificuldade no programa de educação ambiental?

contato@fubaea.com.br


43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.