top of page
Fubazine4.png

Diagnóstico na Educação Ambiental: como desenvolvemos jogos educativos para a Elera Renováveis

Atualizado: 31 de jul. de 2023


O primeiro passo para planejar um Programa de Educação ou Comunicação Ambiental é fazer um diagnóstico de onde se pretende atuar. Mesmo em ações pontuais, o diagnóstico contribui para uma educação ambiental contextualizada e engajadora. Com o diagnóstico é possível identificar os públicos prioritários e suas demandas para que o investimento em educação ambiental traga resultados efetivos com as comunidades.


Além disso, é possível alinhar as expectativas da equipe e da organização com as necessidades e demandas do público. Para isso, é fundamental considerar tanto as respostas da comunidade quanto das equipes envolvidas. Dessa forma a chance das pessoas se engajarem de verdade no programa aumentam muito. Afinal, ele vai ajudar a resolver ou potencializar algo que é importante para aquele território.


Alguns aspectos que você poderá identificar no diagnóstico:

- quais pessoas podem ou devem ser envolvidas;

- quais são as necessidades e expectativas dessas pessoas;

- quais são os objetivos e expectativas das equipes da organização;

- qual o território de abrangência do programa;

- quais são os principais potenciais socioambientais locais (não existem só problemas!);

- quais são os principais problemas socioambientais locais.


Com a equipe da Elera Renováveis, nós elaboramos jogos educativos contextualizados para a realidade de Parelhas - RN, município de implementação de parque eólico da empresa. Durante a etapa de diagnóstico, conversamos com a Secretaria Municipal de Educação, com a equipe do Geoparque Seridó e com a equipe da própria Elera Renováveis. Cada grupo possuía expectativas diferentes em relação aos materiais que seriam produzidos. Com diálogo e um relacionamento cuidadoso com cada grupo, ajustamos a proposta, temas e públicos de forma a atender o melhor possível todas as partes envolvidas. O resultado foi a produção de dois jogos de cartas e um álbum de figurinhas para faixas etárias diferentes que valorizam a geo-sócio-biodiversidade do Geoparque Seridó, do município de Parelhas e da Caatinga. Os materiais foram distribuídos para a secretaria de educação e comunidades atendidas pela empresa.


Se sua organização está precisando de apoio para realizar diagnósticos participativos e elaborar atividades e materiais contextualizados com a realidade local, entre em contato para agendarmos uma reunião.




56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page