top of page
Fubazine4.png

Flores!

Atualizado: 22 de abr de 2019


Qual é a sua flor preferida?

Você já pensou sobre qual é a flor que você mais gosta? Será a rosa? A orquídea? Margaridas? Ou o a primavera? E você sabe qual é a origem desta flor?


Em janeiro de 2017 a Fubá esteve no SESC Campinas oferecendo uma oficina sobre as flores nativas do Brasil. Nós fizemos esta mesma pergunta para as(os) participantes e depois classificamos as flores preferidas em nativas e exóticas, ou seja, as que têm origem brasileira e as que foram trazidas de outros países.

Dá uma olhada como ficou o nosso painel:


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de quadro magnético. Há papéis segurados por imãs. Há três colunas com os títulos em preto e papel cinza. Neles, da esquerda para direita estão escritos: nativa, exótica e interrogação. Abaixo, das duas primeiras colunas há vários papéis rosa com escritas.

Pois é! Uma boa parte das nossas flores preferidas não é originária do Brasil. Mas.. talvez você esteja se perguntando: qual é o problema disso? Um dos problemas principais é que a invasão de espécies exóticas é um dos fatores que mais contribuem para a perda da biodiversidade no mundo. Algumas espécies que foram trazidas de outros países podem se espalhar rapidamente pelos ambientes naturais e ocupar o lugar das espécies nativas! Isso não acontece com todas as espécies exóticas que plantamos. Mas é um risco que corremos ao não privilegiar as espécies nativas. Um outro ponto a favor de escolhermos plantar espécies nativas é a valorização da biodiversidade brasileira.

Quando a gente conhece, interage e se encanta com a nossa biodiversidade, temos uma chance maior de agirmos pela sua conservação. Quando a gente percebe que essas plantas estão muito perto de nós, fica mais fácil entender que nossa vida depende da vida delas e vice-versa. Você concorda? Então, vamos conhecer algumas flores nativas do Brasil! Nós percebemos que é muito difícil encontrar informações confiáveis sobre a origem de diversas plantas usadas no paisagismo. Nós fizemos uma lista com algumas espécies que conseguimos encontrar nas lojas aqui no interior de São Paulo, sem considerar as árvores. Se você quiser complementar a nossa lista, ou notar alguma informação equivocada, por favor, nos avise! Vai ser muito legal se nós conseguirmos ampliar a lista com flores de todas as regiões do Brasil!

FLORES BRASILEIRAS: Dica: coloque o nome delas no Google para ver as fotos! ;-) - Alamanda (Allamanda sp) - Orquídeas (O Brasil possui inúmeras espécies, mas elas também ocorrem em várias outras partes do planeta) - Primavera (Bougainvillea sp) - Érica (Cuphea gracilis) - Onze-horas (Portulaca grandiflora) - Azulzinha (Evolvulus glomeratus) - Sálvia Vermelha (Salvia splendens) - Flor-de-Maio (Schlumbergera truncata) - Begonia* (Begonia sp) - Camaradinha* (Verbena hybrida)

Contribuição da Rafaella Souza:

- Helicônia (Heliconia rostrata)

- Chanana ou Xanana (Turnera ulmifolia)

* Nós não conseguimos saber com certeza se essas flores têm origem brasileira, mas descobrimos que elas são nativas da América do Sul. Se você tiver mais informações sobre elas, manda pra gente?


Certo! Agora que já dissemos porque é legal priorizar as flores brasileiras nos jardins, vamos compartilhar com você como fizemos um vaso auto irrigável na nossa oficina! É muito simples e bem fácil de cuidar! Lembre-se que você não precisa seguir as orientações à risca. Melhor é usar a sua criatividade e fazer o seu vaso com os recursos que você já tem por aí.


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Esquema de vaso auto irrigável. Há a foto de um vaso de garrafa pet com uma flor. Há três caixas de texto com fundo amarelo e letras pretas. À esquerda, na primeira caixa está escrito: garrafa pet cortada ao meio e encaixada com a boca para baixo. Na parte de baixo colocar água. Na parte de cima plantas a muda. Logo abaixo outra caixa de texto escrito: o barbante leva a água para a planta na parte de cima. Do lado direito da foto a terceira caixa de texto escrito: camadas na parte de cima: 1 - pedrinhas, 2 - terra vegetal com areia, 3 - muda de flor nativa, 4 - serragem para cobrir.

PARA FAZER O NOSSO VASO, USAMOS:

- uma garrafa PET limpa e sem o rótulo (não vale comprar refrigerante só pra fazer o vaso, hein? Procure uma garrafa que iria para o lixo!). - um pedaço de barbante com o mesmo comprimento da garrafa - algumas pedrinhas ou argila expandida, ou pedaços de tijolo - um punhado de terra vegetal misturada com areia - uma muda de flor nativa (essa da foto é a Sálvia Vermelha) - serragem ou folhas secas para cobrir - fita adesiva colorida para as bordas da garrafa - tesoura para cortar a garrafa


COMO FIZEMOS:

1- Cortamos a garrafa ao meio e acertamos as bordas com a tesoura de modo que a parte de cima virada com a boca para baixo se encaixasse bem na base da garrafa, como na foto acima. 2 - Colamos fita adesiva colorida nas bordas da garrafa para decorá-la e evitar que ela ficasse cortante. 3 - Passamos o barbante pela boca da garrafa. O barbante deve ficar acomodado de forma que uma ponta esteja em contato com a água que ficará na base da garrafa e a outra ponta fique em contato com a terra que será colocada na parte de cima da garrafa. Com uma pedrinha é possível prender o barbante na boca da garrafa para que ele não escorregue. A tampa da PET com um furo no meio também pode fazer esse papel. 4 - Preenchemos a parte de cima com as camadas: primeiro colocamos algumas pedrinhas, depois a terra vegetal, a muda de flor, um pouco mais de terra para firmar a muda e cobrimos com a serragem. Para irrigar o seu vaso, basta colocar água na parte de baixo da garrafa. Você só terá que irrigar novamente quando acabar esta água.

Se você fizer por aí, manda uma foto pra cá? ;-) Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente!

 

Quer saber mais sobre COMO trabalhar a educação ambiental na prática? Se sua resposta foi sim, você vai se encantar com o nosso curso online! Conheça o curso COMO?!, no link:


192 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page