Um Programa de Educação Ambiental geralmente prevê a confecção de materiais educativos de apoio. Esses materiais podem ser físicos ou digitais. Independente da mídia usada, costumam demandar um grande investimento. Ao mesmo tempo, é comum encontrarmos materiais educativos esquecidos em prateleiras em escolas ou outras instituições e materiais digitais pouco acessados pelo público.
Para superar este desafio, é fundamental que, assim como outras etapas de planejamento do PEA, os materiais educativos sejam contextualizados a partir de um diagnóstico com o público que irá utilizá-los. O melhor cenário seria construir os materiais de forma participativa, em conjunto com o público, em um processo de educomunicação.
Além da seleção de temas relevantes, principalmente a linguagem precisa estar adequada para cada público. Muitas vezes pecamos pelo excesso de informações e dados científicos. Mas quando sabemos filtrar essas informações e apresentá-las de uma forma simples e direta, as chances do material ser mais usado e gerar resultados positivos é muito maior.
Com a equipe da CTG Brasil elaboramos materiais didáticos para apoiar processos formativos na execução dos Programas de Educação Ambiental de quatro UHEs. Foram mais de 120 materiais elaborados de forma a traduzir os resultados de programas ambientais para diferentes públicos, subsidiar a construção de projetos participativos com comunidades, fomentar o turismo sustentável, informar sobre o processo de licenciamento ambiental, entre outros temas. Os materiais serão a base de toda a execução do Programa.
Você já pensou que os materiais educativos poderiam ser protagonistas no relacionamento com comunidades? Nossa equipe especializada pode ajudar sua equipe a colocar essa ideia em prática. Entre em contato e agende uma reunião.
Foto: https://www.ctgbr.com.br/sustentabilidade/
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