top of page
Fubazine4.png

O fim de um ciclo

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Olá, tudo bem?


Faz tempo que não aparecemos por aqui, né? O motivo foi uma mistura de muito trabalho com um tipo de “aproveitar tanto a viagem a ponto de esquecer de tirar fotos”, sabe? Pois é, muitas coisas aconteceram por aqui nos últimos meses. E agora estamos encerrando um ciclo que fez a nossa empresa mudar completamente, no bom sentido!


BoRa TRILHA DA NATUREZA


Em junho, no dia mundial do meio ambiente, nós lançamos o app BoRa Trilha da Natureza. Essa trilha fica em uma área de Cerrado onde fica a Universidade Federal de São Carlos, um lugar muito especial para nós. Ficamos muito felizes em poder contribuir com esse projeto que tem quase 30 anos, dos quais, quase 20 foram acompanhados por mim, Mayla, desde meu primeiro ano de faculdade. Além do grupo da Trilha e da nossa equipe, a pesquisadora Milena Ghidini, mestranda da UFSCar também participou do processo de elaboração do conteúdo do app. Para lançar o BoRa Trilha da Natureza fizemos uma live deliciosa com o pessoal da Trilha e com a Milena que está salva lá no nosso Instagram: @fuba.ea. E para quem quiser conhecer o app é só baixar na Play Store pelo link: bit.ly/bora-trilha


Um mapa colorido preenche toda a imagem. O mapa mostra trilhas em marrom, vegetação em verde e amarelo, lago, rio e represa em azul. Sobre o mapa são vistas 3 fotos em formato circular com moldura amarela: de uma flor, de uma ave preta com topete vermelho e de uma marca de pegadas de animal na areia. No canto superior esquerdo são vistos os logos do Bora e da Trilha da Natureza. No canto inferior direito é vista uma faixa amarela onde está escrito @bora.fuba.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem de divulgação do app BoRa. Um mapa colorido preenche toda a imagem. O mapa mostra trilhas em marrom, vegetação em verde e amarelo, lago, rio e represa em azul. Sobre o mapa são vistas 3 fotos em formato circular com moldura amarela: de uma flor, de uma ave preta com topete vermelho e de uma marca de pegadas de animal na areia. No canto superior esquerdo são vistos os logos do Bora e da Trilha da Natureza. No canto inferior direito é vista uma faixa amarela onde está escrito @bora.fuba.

E depois, também lançamos a visita virtual da Trilha da Natureza em parceria com o Projeto Aflorar. Ficou incrível e é uma ferramenta muito interessante para educadoras e educadores trabalharem com o tema do Cerrado. Você pode acessar a visita virtual neste link: bora.fubaea.com.br.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem de divulgação do app BoRa. Há uma foto de uma mão segurando um celular e um dedo da outra mão apertando um botão central no celular. Na tela é visto um mapa representando trilhas, represas, rios e vegetação. Sobre o mapa há várias fotos em formato circular indicando pontos de interesse. Na parte inferior central da tela é visto uma ilustração quadrada em cinza. No canto superior direito são vistos os logos do Bora e da Trilha da Natureza. O fundo da imagem está desfocado.

BoRa PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU


Em julho, tivemos mais um lançamento incrível: o BoRa Parque Nacional do Iguaçu. Com todas as medidas de segurança, nossa equipe esteve no parque junto com a pesquisadora Milena Riccó, nossa parceira nesse projeto. Fizemos os últimos ajustes e lançamos o app com apoio da equipe do ICMBIO e do Grupo Cataratas. O lançamento repercutiu bastante na imprensa e demos entrevistas para rádio e tv locais. Também fizemos uma live de pré-lançamento com a equipe do parque e com a Milena no dia 03 de junho, dia nacional da educação ambiental, e que também está disponível lá no nosso Instagram: @fuba.ea. E para baixar o BoRa Parque Nacional do Iguaçu na Play Store, o link é: bit.ly/bora-pni


#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem de divulgação do app BoRa. Há uma foto de uma pessoa apontando para as Cataratas do Iguaçu com a mão direita. Com a mão esquerda ela segura um tablet onde aparece uma foto e um texto. A pessoa está próxima a uma grade vermelha e amarela. Ao fundo são vistas as cataratas, um arco-íris e o céu azul sem nuvens. Do lado esquerdo inferior é visto o logo da Fubá Educação Ambiental. Do lado direito inferior é visto o logo do BoRa seguido do texto Parque Nacional do Iguaçu.

BoRa PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO CARLOS


Em setembro, o Parque Ecológico de São Carlos reabriu para o público com agendamento. E agora as pessoas que visitarem o parque também poderão usar o BoRa Parque Ecológico de São Carlos no local, como nós imaginamos que seria, antes da pandemia. O app foi lançado em janeiro com roteiros especiais para serem feitos de casa e ainda funciona dessa maneira também. Para baixar na Play Store, o link é: bit.ly/bora-pesc


#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de onça parda deitada vista do dorso para cima. Há um reflexo de vidro na frente dela onde está colado um adesivo marrom e amarelo com um QRCODE. Na frente da onça também é possível ver uma mureta de concreto do lado de dentro do vidro e de granito do lado de fora do vidro. No fundo, é visto chão de terra e vegetação mais atrás. No canto direito da foto é visto o logo do app BoRa. Na parte superior central está escrito @bora.fuba

.

6 ANOS DA FUBÁ E MUITAS COISAS ACONTECENDO


Em agosto deste ano a Fubá completou 6 anos com muito orgulho de todas essas realizações (3 apps em 6 meses!) e outras coisas que também fizemos nesse período: nossa parceria com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres como responsáveis pela educação ambiental, a elaboração de cursos e oficinas online, elaboração de materiais educativos digitais, participação em aulas de graduação e pós-graduação na UFSCar, UFTM e UFMS, parceria com o Zoo de SP no informativo Abrindo o Bico, participação em dois programas de aceleração da Startadora pelo Onovolab, participação no Camp Oceano da Fundação O Boticário, participação em lives de várias instituições que admiramos ou que passamos a conhecer.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem com quatro fotos e texto. Na parte superior está escrito: Fubá Educação Ambiental 6 anos!. O texto é marrom e laranja e está sobre um semi círculo amarelo com borda pontilhada azul. Nessa imagem são vistas 4 fotos. Na primeira, Milena é vista segurando um tablet apontando para as Cataratas do Iguaçu. Na segunda, um tablet mostrando um mapa colorido é visto de cima, sobre a perna de uma pessoa sentada, segurando uma xícara. Na terceira são vistas Juliana, Monica, Sarah, Tábata, Eloá, Larissa e Milena sorrindo para a foto. Na quarta mostra a equipe da Fubá. Em pé são vistos Giannandrea, Mayla, Andréia, Monica, Sarah, Eloá, Ariane e Draylson. E sentados, são vistos: Daniel, Flávia, João, Tábata e Milena.

E ainda para completar, em outubro fomos selecionadas para a incubação do Parque Tecnógico de Itaipu! Uma conquista que será muito importante para estruturarmos ainda melhor a nossa empresa.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem com print de tela e logos. Na parte superior há um print de tela do youtube mostrando 8 janelas com pessoas participando de live. Nas 3 janelas de cima são vistas: Mayla, Flávia e Andréia. Nas demais janelas são vistos 3 homens e 2 mulheres. Abaixo da tela do vídeo está escrito: Demoday Hangar PTI Startups. Abaixo do print de tela são vistos os logos do PTI - Parque Tecnológico Itaiupu e da Fubá Educação Ambiental sobre uma faixa arredondada amarela.

FAMÍLIA FUBÁ


Tudo isso só foi possível porque não trabalhamos sozinhas. Toda a nossa equipe se empenhou muito para oferecer uma educação ambiental de qualidade, acessível e inovadora. Nós somos muito gratas por podermos envolver tantas pessoas bacanas, competentes, dedicadas e diversas que compartilham o nosso sonho de contribuir para um mundo melhor com o seu trabalho!

E agora, estamos finalizando um ciclo e iniciando outro. A fase 2 do nosso projeto de pesquisa para o desenvolvimento do aplicativo BoRa que teve financiamento da FAPESP se encerrou em 31 de agosto. E a boa notícia é que fomos contempladas com a fase 3 que já começou em novembro. E com equipe nova: a Bruna Patrizzi como gestora de marketing, o Maurício Lima como gestor comercial, e o Daniel Marchiori como Webdesigner. O Draylson, nosso programador desde a fase 2, continua com a gente nesse projeto. Então teremos muitas novidades por aí! Temos muitas perspectivas para continuar desenvolvendo e personalizando o BoRa para outros espaços educadores. Se você tem alguma sugestão de local que poderia ter um app educativo e inclusivo, mande pra gente! 😊

#PraCegoVer #PraTodosVerem Print de tela do escritório virtual da Fubá. Há o desenho de um escritório virtual vista de cima, com salas, mesas cadeiras, ousas, plantas e avatares. Na parte de cima são vistas 5 janelas com os vídeos de Mayla, Bruna, Andréia, Maurício e Daniel. No canto inferior direito é vista a janela com o vídeo do Draylson. Na parte inferior da imagem é visto o logo da Fubá Educação Ambiental. O fundo é amarelo.


Além de agradecer à nossa equipe, queremos agradecer muito a você, que nos acompanha e nos incentiva a continuar nessa jornada desafiadora, prazerosa e transformadora que é trabalhar com educação ambiental. Continuamos nessa juntas, certo?

91 visualizações

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page