top of page
Fubazine4.png

Sobre um projeto realizado (e uma história sobre como inovar na educação ambiental)

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Olá, tudo bem?


Neste primeiro FubáZINE do ano estamos aqui pra compartilhar uma alegria! Lançamos nosso aplicativo BoRa Parque Ecológico de São Carlos!


A ideia de criar um app de educação ambiental para espaços educadores surgiu em 2017. Naquela época nós sabíamos bem qual era a realidade que as equipes desses espaços vivem no dia a dia, seus desafios e potencialidades. Também sabíamos que atender melhor pessoas com deficiências era uma demanda crescente. Mas, a verdade é que não entendíamos nada de programação e muito pouco sobre inclusão e acessibilidade.





A possibilidade de criar um projeto de inovação na educação ambiental veio a partir do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da FAPESP. Lendo o edital a nossa sensação era de que não conseguiríamos aprovar um projeto na área da educação. Mas, com aquele espirito de “o não nós já temos”, resolvemos tentar. E não é que deu certo?


Às vezes podemos achar que a educação ambiental não tem tanto espaço na pesquisa e também não é tão valorizada pelas instituições como deveria. Isso é verdade. Mas nós podemos ir conquistando esses espaços com projetos de qualidade e mostrando resultados positivos do nosso trabalho. Foi assim que começou o BoRa.


Esse projeto trouxe muito amadurecimento para nós como empresa, como gestoras de equipe. Afinal, não éramos mais apenas nós quatro, co-fundadoras da Fubá. Pessoas novas, com formações diferentes das nossas e cheias de energia para atuar em uma iniciativa que fizesse diferença para a sociedade e para o ambiente como um todo se juntaram a nós. E nós nos encantamos cada vez mais com essa ideia de ter mais gente compartilhando esse objetivo.


Foram vários desafios que passamos até chegar aqui. Aprendemos muito todos os dias. E proporcionamos aprendizado também para nossa equipe. O que estamos fazendo é muito novo para a educação ambiental e também para a educação especial e para o campo da tecnologia. Unir essas três áreas já é muito inovador. Mas quando acreditamos na nossa ideia e no nosso objetivo, esse caminho é muito prazeroso.

Então, fica aqui o nosso convite para você conhecer o primeiro resultado palpável desse trabalhão todo: o app BoRa Parque Ecológico de São Carlos. Ele foi adaptado para tempos de pandemia e, por isso, tem roteiros que podem ser acessados de casa.


Se você puder compartilhar com a gente o que achou, o que gostou e o que não gostou, sua opinião será muito bem vinda. Essa é apenas a primeira de muitas versões do BoRa que agora vai continuar sendo desenvolvido junto com o nosso público usando o app.


Para baixar o app acesse: bit.ly/bora-pesc


Esperamos que a nossa história possa inspirar você a também inovar na educação ambiental. As novas tecnologias estão ai para ficar. Mas a inovação não tem a ver apenas com esse universo. Inovar é fazer diferente. É usar a criatividade e a sensibilidade para perceber que problema na nossa área ainda não foi resolvido e como poderia ser de uma forma que ninguém nunca tentou antes. Inovar também é misturar. Unir diferentes áreas em um único projeto. E disso, nós educadoras e educadores ambientais, entendemos bem, não é mesmo?


Que 2021 possa ser inovador por aí.

81 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page