• Mayla Valenti

O valor de uma educação ambiental de qualidade

Atualizado: Jul 18


Apesar de estarmos longe do ideal, a educação ambiental tem crescido e ocupado os mais variados espaços, seja nas escolas, nas universidades, em áreas de conservação, em parques urbanos, museus, nas empresas e em diversos outros contextos. Assim, surge uma preocupação cada vez maior em relação à qualidade das ações e projetos desenvolvidos. Será que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos?


A educação ambiental é um campo de pesquisa e de atuação profissional multi, inter e transdisciplinar. Isso significa que ela envolve uma grande diversidade de áreas do conhecimento e de saberes. Portanto, existem diversas abordagens que variam de acordo com concepções de meio ambiente, objetivos, formações profissionais, entre outros aspectos que influenciam a maneira de se pensar e de se fazer educação ambiental. O que a torna complexa, ampla e plural.


Nesse universo de possibilidades, podemos nos perguntar: o que faz um processo de educação ambiental ter qualidade? E que diferença faz investir na melhoria da educação ambiental em uma instituição? Vamos compartilhar aqui alguns aspectos que consideramos fundamentais para a qualidade das práticas de educação ambiental e como elas podem influenciar positivamente nas transformações que podem ser alcançadas a partir dessas ações.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição: Foto de grupo de pessoas. É dia. O grupo está sentado em cima de um grande pano preto sobre um gramado. A maioria são mulheres e fazem um trabalho manual. Na frente do grupo, há uma cachorra branca, de orelhas e manchas pretas. A imagem possui moldura branca. No centro, na parte inferior, há o logo do FubáZINE em branco e preto. Ao redor da moldura, o fundo da imagem é amarelo.

Planejamento

Planejar as ações educativas é fundamental para que educadoras e educadores tenham clareza sobre os objetivos, as atividades e os cuidados necessários para que os princípios da educação ambiental sejam atendidos. Quando atuamos de forma automática, sem refletir sobre esses pontos, tendemos a reproduzir formas de educação mais tradicionais ou modelos que podem não ser adequados à nossa realidade. Além disso, sem planejar, fica muito mais difícil avaliar os resultados alcançados. Um bom planejamento precisa considerar as demandas e expectativas do público e da instituição. Sem esse diagnóstico, corremos o risco de oferecer conteúdos e atividades que não geram engajamento e, consequentemente, não contribuem para as transformações que desejamos.


Mediação

É na interação com o público participante que os princípios da educação ambiental devem se concretizar. A mediação pode ser feita por educadoras ou educadores ou por meio de materiais educativos, textos, mídias digitais, etc. Em todos os casos, o cuidado com a linguagem faz toda a diferença para a qualidade do trabalho. A forma de fazer perguntas, de apresentar um conteúdo ou propor uma atividade precisa ser coerente com a educação ambiental que defendemos. Para isso, é preciso uma auto-observação constante.


Avaliação

Outro fator que interfere na qualidade da educação ambiental é a avaliação. Esse processo possibilita identificar os problemas e melhorar continuamente o trabalho realizado. Muitas vezes o planejamento inicial precisa ser modificado. E só é possível perceber isso se algum tipo de avaliação for feito. Ela pode ser mais fluida, ao longo do processo educativo, ou mais sistematizada – o que seria ideal. Em muitos casos essa etapa é deixada de lado por falta de tempo. Mas é fundamental que a equipe tenha momentos específicos para a avaliação e que se sinta motivada a buscar melhorias.


Experiência

A experiência da equipe que planeja, executa e avalia as ações educativas é outro ponto que influencia fortemente a qualidade dos resultados. Ela tem a ver com uma formação sólida na área, mas também com a vivência prática. Como em qualquer outra área, o tempo de atuação profissional ajuda as pessoas a estarem mais preparadas para ter novas ideias, saber atuar em uma situação inesperada e encontrar soluções para os desafios que sempre surgem no caminho. A experiência também contribui para a coerência entre teoria e prática. Esta não é uma tarefa fácil e só pode ser alcançada com persistência ao longo do tempo.


Este pode ser um problema para instituições que tenham alta rotatividade da sua equipe. Por isso, investir na formação e oferecer oportunidades de experiências práticas para as pessoas responsáveis pelas ações educativas certamente fará diferença para a qualidade das mudanças promovidas. E, para quem atua de forma autônoma, nossa sugestão é que você busque o máximo possível se atualizar e, principalmente, praticar os seus aprendizados em interação com o público.


Sabemos que educadoras e educadores ambientais costumam ser pessoas muito engajadas e que realmente querem contribuir com a construção de sociedades mais sustentáveis. Por isso, o movimento individual de cada uma e de cada um na busca de melhorar o seu trabalho faz parte do seu dia a dia. Mas nós também acreditamos que este precisa ser um movimento das instituições, de uma forma mais estruturada, garantindo espaços de planejamento, interação, avaliação e formação para que essas e esses profissionais consigam colocar em prática todo o seu potencial transformador.


O que você acha de colocar a teoria em prática na educação ambiental? No curso online COMO?! nós mostramos que quanto mais conhecemos nosso público e os desafios socioambientais no local onde atuamos, mais temos condições de planejar e realizar uma ação educativa contextualizada para promover a transformação.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição: Imagem de divulgação do curso COMO?! No centro da imagem há a frase: Ação educativa contextualizada é ação educativa transformadora. A frase está em verde e as palavras contextualizada e transformadora em rosa. Abaixo da frase está o site da Fubá: www.fubaea.com.br. No canto inferior direito está o logo do curso COMO?!. O logo é preto, composto pela palavra como, em letra cursiva, seguida de um ponto de interrogação e um de exclamação. Há uma moldura ao redor. O fundo da imagem é amarelo.

Saiba mais sobre o curso COMO?!

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE