• Mayla Valenti

Estamos em festa! 4 anos da Fubá!

Neste mês de agosto estamos em festa comemorando 4 anos da Fubá! Foram grandes conquistas e muito aprendizado ao longo desse tempo. Certamente não poderíamos deixar você longe desta celebração.



#pratodosverem audiodescrição: imagem do logo da Fubá com o texto: Agosto é mês de festa! 4 anos da Fubá. Há bandeirinhas lilás e rosa, confetes coloridos e balões nas bordas. O fundo é amarelo.

Até agora foram mais de 40 oficinas e mais de 10 cursos de formação em educação ambiental, incluindo três turmas do nosso curso online e duas turmas do nosso curso presencial COMO?!, além de consultorias, e elaboração de materiais educativos. Nessas ações, interagimos diretamente com aproximadamente 2500 pessoas.


Nesses quatro anos também produzimos muito conteúdo disponibilizado gratuitamente pela Internet. E este é o 104° FubáZINE! Hoje, mais de 1500 pessoas recebem o FubáZINE a cada 15 dias por e-mail. Eles também estão publicados no nosso blog, o qual recebe aproximadamente 1000 visitas por mês. Quase 3500 pessoas nos acompanham pelo Facebook e quase 2000 pelo Instagram.


Em 2018 nos tornamos uma startup ao conseguir o financiamento do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, o PIPE da FAPESP. Desde então, pudemos ampliar nossos horizontes unindo a educação ambiental com a tecnologia e a acessibilidade. Em 2019 começamos a fase 2 do projeto, também com financiamento da FAPESP.



#PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Foto de seis mulheres da equipe Fubá. Sarah, Monica e Ariane estão agachadas atrás de Mayla, Flávia e Andréia que estão sentadas. Todas estão de camisetas lisas e amarelas e com sorriso no rosto. A foto está com uma moldura fina e amarela.

Foi por meio do PIPE que pudemos ampliar a nossa equipe. Neste ano teremos 14 pessoas de áreas diversas trabalhando em conjunto na Fubá. É incrível poder unir pessoas com formação em biologia, educação ambiental, gestão ambiental, educação especial, interpretação e tradução em LIBRAS, audiovisual, desenvolvimento de software e design por um objetivo comum. Especialmente pessoas tão apaixonadas e engajadas na construção de sociedades mais sustentáveis. Nossa equipe é maravilhosa!



#pratodosverem audiodescrição: foto da equipe da Fubá. Na parte superior da foto, em uma parede de tijolinhos há o logo do Onovolab. Monica, Sarah, Andreia, Mayla e Leonardo estão em pé. Elas usam camiseta amarela e ele azul. Agachados na frente estão Daniel e Milena, ambos usam uma camiseta vermelha.


Audiodescrição resumida: Foto de equipe da Fubá. Ariane, Andréia, Tábata, Sarah, Draylson e Mayla estão em pé. Monica e Flávia estão agachadas no centro. Todas as pessoas sorriem.

Em agosto do ano passado, firmamos uma parceria incrível com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) que tem nos possibilitado realizar diversas ações pela conservação da biodiversidade. Conhecemos de perto o trabalho de cada pesquisadora e cada pesquisador do Instituto e as pessoas com quem elas e eles interagem. Visitamos escolas pantaneiras e desenvolvemos materiais educativos para diferentes públicos. Aplicamos um curso de formação para professoras e professores e oficinas nas escolas para turmas de várias idades. Ministramos um módulo de uma disciplina de pós-graduação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e ainda organizamos um lindo estande interativo e acessível para a 71a Feira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, em Campo Grande. Em uma semana de evento mais de 2000 pessoas passaram pelo nosso estande. Que alegria!


Ainda pelo ICAS, viajamos até a Inglaterra para participar de uma semana de formação imersiva oferecida pelo Chester Zoo. Também visitamos o Zoológico de São Paulo e o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Tivemos reuniões periódicas à distância com as equipes do Zoológico de Brasília e com o Reid Park Zoo, que fica nos Estados Unidos.


Nesses 4 anos apresentamos as ações que estamos desenvolvendo para a conservação da biodiversidade em sete eventos diferentes. Este ano, no 43o Encontro da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em Belo Horizonte, recebemos o prêmio de melhor trabalho da área de Educação. Que orgulho para a nossa equipe!


Além disso, passamos por dois processos de aceleração, no edital da SEPROSP do ONOVOLAB e no programa Startup SP do SEBRAE. Também participamos do curso PIPE Empreendedor, da FAPESP. Nesse curso tivemos a chance de viajar para diversas cidades e conversar com mais de 100 pessoas ligadas à recepção de públicos em zoológicos, aquários, trilhas e museus.


UFA! Essas são as ações que conseguimos registrar aqui. Mas a verdade é que várias outras coisas maravilhosas aconteceram nesses quatro anos! Nós temos muito orgulho do que temos construído e do que temos conseguido proporcionar para as pessoas com as quais interagimos nesse período. Também queremos agradecer a você que nos acompanha de perto ou de longe e que nos ajuda a tornar esse sonho possível.


Desejamos seguir junto com você nesta história. Porque juntas e juntos conseguiremos contribuir ainda mais com a sustentabilidade social e ambiental do nosso planeta.

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE