Neste mês de agosto estamos em festa comemorando 4 anos da Fubá! Foram grandes conquistas e muito aprendizado ao longo desse tempo. Certamente não poderíamos deixar você longe desta celebração.
Até agora foram mais de 40 oficinas e mais de 10 cursos de formação em educação ambiental, incluindo três turmas do nosso curso online e duas turmas do nosso curso presencial COMO?!, além de consultorias, e elaboração de materiais educativos. Nessas ações, interagimos diretamente com aproximadamente 2500 pessoas.
Nesses quatro anos também produzimos muito conteúdo disponibilizado gratuitamente pela Internet. E este é o 104° FubáZINE! Hoje, mais de 1500 pessoas recebem o FubáZINE a cada 15 dias por e-mail. Eles também estão publicados no nosso blog, o qual recebe aproximadamente 1000 visitas por mês. Quase 3500 pessoas nos acompanham pelo Facebook e quase 2000 pelo Instagram.
Em 2018 nos tornamos uma startup ao conseguir o financiamento do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, o PIPE da FAPESP. Desde então, pudemos ampliar nossos horizontes unindo a educação ambiental com a tecnologia e a acessibilidade. Em 2019 começamos a fase 2 do projeto, também com financiamento da FAPESP.
Foi por meio do PIPE que pudemos ampliar a nossa equipe. Neste ano teremos 14 pessoas de áreas diversas trabalhando em conjunto na Fubá. É incrível poder unir pessoas com formação em biologia, educação ambiental, gestão ambiental, educação especial, interpretação e tradução em LIBRAS, audiovisual, desenvolvimento de software e design por um objetivo comum. Especialmente pessoas tão apaixonadas e engajadas na construção de sociedades mais sustentáveis. Nossa equipe é maravilhosa!
Em agosto do ano passado, firmamos uma parceria incrível com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) que tem nos possibilitado realizar diversas ações pela conservação da biodiversidade. Conhecemos de perto o trabalho de cada pesquisadora e cada pesquisador do Instituto e as pessoas com quem elas e eles interagem. Visitamos escolas pantaneiras e desenvolvemos materiais educativos para diferentes públicos. Aplicamos um curso de formação para professoras e professores e oficinas nas escolas para turmas de várias idades. Ministramos um módulo de uma disciplina de pós-graduação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e ainda organizamos um lindo estande interativo e acessível para a 71a Feira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, em Campo Grande. Em uma semana de evento mais de 2000 pessoas passaram pelo nosso estande. Que alegria!
Ainda pelo ICAS, viajamos até a Inglaterra para participar de uma semana de formação imersiva oferecida pelo Chester Zoo. Também visitamos o Zoológico de São Paulo e o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Tivemos reuniões periódicas à distância com as equipes do Zoológico de Brasília e com o Reid Park Zoo, que fica nos Estados Unidos.
Nesses 4 anos apresentamos as ações que estamos desenvolvendo para a conservação da biodiversidade em sete eventos diferentes. Este ano, no 43o Encontro da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em Belo Horizonte, recebemos o prêmio de melhor trabalho da área de Educação. Que orgulho para a nossa equipe!
Além disso, passamos por dois processos de aceleração, no edital da SEPROSP do ONOVOLAB e no programa Startup SP do SEBRAE. Também participamos do curso PIPE Empreendedor, da FAPESP. Nesse curso tivemos a chance de viajar para diversas cidades e conversar com mais de 100 pessoas ligadas à recepção de públicos em zoológicos, aquários, trilhas e museus.
UFA! Essas são as ações que conseguimos registrar aqui. Mas a verdade é que várias outras coisas maravilhosas aconteceram nesses quatro anos! Nós temos muito orgulho do que temos construído e do que temos conseguido proporcionar para as pessoas com as quais interagimos nesse período. Também queremos agradecer a você que nos acompanha de perto ou de longe e que nos ajuda a tornar esse sonho possível.
Desejamos seguir junto com você nesta história. Porque juntas e juntos conseguiremos contribuir ainda mais com a sustentabilidade social e ambiental do nosso planeta.
Comments