top of page
Fubazine4.png

Estamos em festa! 4 anos da Fubá!

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Neste mês de agosto estamos em festa comemorando 4 anos da Fubá! Foram grandes conquistas e muito aprendizado ao longo desse tempo. Certamente não poderíamos deixar você longe desta celebração.



#pratodosverem audiodescrição: imagem do logo da Fubá com o texto: Agosto é mês de festa! 4 anos da Fubá. Há bandeirinhas lilás e rosa, confetes coloridos e balões nas bordas. O fundo é amarelo.

Até agora foram mais de 40 oficinas e mais de 10 cursos de formação em educação ambiental, incluindo três turmas do nosso curso online e duas turmas do nosso curso presencial COMO?!, além de consultorias, e elaboração de materiais educativos. Nessas ações, interagimos diretamente com aproximadamente 2500 pessoas.


Nesses quatro anos também produzimos muito conteúdo disponibilizado gratuitamente pela Internet. E este é o 104° FubáZINE! Hoje, mais de 1500 pessoas recebem o FubáZINE a cada 15 dias por e-mail. Eles também estão publicados no nosso blog, o qual recebe aproximadamente 1000 visitas por mês. Quase 3500 pessoas nos acompanham pelo Facebook e quase 2000 pelo Instagram.


Em 2018 nos tornamos uma startup ao conseguir o financiamento do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, o PIPE da FAPESP. Desde então, pudemos ampliar nossos horizontes unindo a educação ambiental com a tecnologia e a acessibilidade. Em 2019 começamos a fase 2 do projeto, também com financiamento da FAPESP.



#PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Foto de seis mulheres da equipe Fubá. Sarah, Monica e Ariane estão agachadas atrás de Mayla, Flávia e Andréia que estão sentadas. Todas estão de camisetas lisas e amarelas e com sorriso no rosto. A foto está com uma moldura fina e amarela.

Foi por meio do PIPE que pudemos ampliar a nossa equipe. Neste ano teremos 14 pessoas de áreas diversas trabalhando em conjunto na Fubá. É incrível poder unir pessoas com formação em biologia, educação ambiental, gestão ambiental, educação especial, interpretação e tradução em LIBRAS, audiovisual, desenvolvimento de software e design por um objetivo comum. Especialmente pessoas tão apaixonadas e engajadas na construção de sociedades mais sustentáveis. Nossa equipe é maravilhosa!



#pratodosverem audiodescrição: foto da equipe da Fubá. Na parte superior da foto, em uma parede de tijolinhos há o logo do Onovolab. Monica, Sarah, Andreia, Mayla e Leonardo estão em pé. Elas usam camiseta amarela e ele azul. Agachados na frente estão Daniel e Milena, ambos usam uma camiseta vermelha.


Audiodescrição resumida: Foto de equipe da Fubá. Ariane, Andréia, Tábata, Sarah, Draylson e Mayla estão em pé. Monica e Flávia estão agachadas no centro. Todas as pessoas sorriem.

Em agosto do ano passado, firmamos uma parceria incrível com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) que tem nos possibilitado realizar diversas ações pela conservação da biodiversidade. Conhecemos de perto o trabalho de cada pesquisadora e cada pesquisador do Instituto e as pessoas com quem elas e eles interagem. Visitamos escolas pantaneiras e desenvolvemos materiais educativos para diferentes públicos. Aplicamos um curso de formação para professoras e professores e oficinas nas escolas para turmas de várias idades. Ministramos um módulo de uma disciplina de pós-graduação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e ainda organizamos um lindo estande interativo e acessível para a 71a Feira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, em Campo Grande. Em uma semana de evento mais de 2000 pessoas passaram pelo nosso estande. Que alegria!


Ainda pelo ICAS, viajamos até a Inglaterra para participar de uma semana de formação imersiva oferecida pelo Chester Zoo. Também visitamos o Zoológico de São Paulo e o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Tivemos reuniões periódicas à distância com as equipes do Zoológico de Brasília e com o Reid Park Zoo, que fica nos Estados Unidos.


Nesses 4 anos apresentamos as ações que estamos desenvolvendo para a conservação da biodiversidade em sete eventos diferentes. Este ano, no 43o Encontro da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em Belo Horizonte, recebemos o prêmio de melhor trabalho da área de Educação. Que orgulho para a nossa equipe!


Além disso, passamos por dois processos de aceleração, no edital da SEPROSP do ONOVOLAB e no programa Startup SP do SEBRAE. Também participamos do curso PIPE Empreendedor, da FAPESP. Nesse curso tivemos a chance de viajar para diversas cidades e conversar com mais de 100 pessoas ligadas à recepção de públicos em zoológicos, aquários, trilhas e museus.


UFA! Essas são as ações que conseguimos registrar aqui. Mas a verdade é que várias outras coisas maravilhosas aconteceram nesses quatro anos! Nós temos muito orgulho do que temos construído e do que temos conseguido proporcionar para as pessoas com as quais interagimos nesse período. Também queremos agradecer a você que nos acompanha de perto ou de longe e que nos ajuda a tornar esse sonho possível.


Desejamos seguir junto com você nesta história. Porque juntas e juntos conseguiremos contribuir ainda mais com a sustentabilidade social e ambiental do nosso planeta.

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page