top of page
Fubazine4.png

5 anos da Fubá Educação Ambiental

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Sabemos que o momento não é de festa. Mas não poderíamos deixar de comemorar os cinco anos da Fubá. Como disse a Jout Jout, em um de seus vídeos, quem está bem nesse período precisa espalhar essa energia boa. Então, é isso que vamos fazer aqui compartilhando nossas realizações com você, que também faz parte da nossa história.


A Fubá foi lançada oficialmente em uma oficina ao ar livre no dia 7 de agosto de 2015. Foi um momento muito agradável em que estávamos rodeadas de amigas e amigos que torciam pela nossa ideia inovadora: empreender com educação ambiental.


Mas essa história começa bem antes desse dia. Antes de criar a Fubá, nós já convivíamos e trabalhávamos juntas no Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Federal de São Carlos. Foram mais de 10 anos de pesquisas realizadas, cursos ministrados, eventos organizados e viagens para apresentação de trabalhos em congressos pelo Brasil e pelo mundo.


Todas essas experiências foram compartilhadas com outras pesquisadoras e educadoras ambientais fantásticas, inclusive nossa orientadora, a professora Haydée Torres de Oliveira. Foram anos especiais de aprendizado coletivo que trouxemos para a Fubá a partir de 2015 para iniciar essa nova jornada de empreender de forma ética e responsável com educação ambiental.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição: Foto de onze mulheres reunidas, posando para a foto. No centro, na parte inferior, há o logo do FubáZINE em branco e preto. Ao redor da moldura, o fundo da imagem é amarelo.

Em 2016, resolvemos criar o nosso curso online COMO?! Nossa motivação foi tentar responder à pergunta que mais ouvíamos de quem estava atuando ou gostaria de atuar na área: como colocar a teoria em prática na educação ambiental?


Nós escolhemos o formato online para ampliar o acesso das pessoas que estavam mais longe de nós. Além disso, havíamos tido uma experiência muito enriquecedora com um curso online de empreendedorismo criativo e percebemos que a educação à distância tinha um grande potencial para promover o aprendizado de uma forma flexível e unindo pessoas que provavelmente não se encontrariam presencialmente.


Foi um grande desafio usar as tecnologias necessárias para colocar o curso no ar. Mas nós aprendemos muito nesse processo e o resultado ficou bem legal e tem agradado bastante quem participa do curso.


Neste mesmo ano também realizamos o primeiro módulo presencial do COMO?! em parceria com a Escola da Floresta que fica no Sítio São João em São Carlos – SP. Foi uma experiência incrível que repetimos em 2017.


Foto de 3 pessoas e um tatu-canastra
#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição: Foto de cinco mulheres com vendas coloridas sobre os olhos. Elas estão em pé em um caminho com armações e cerca de bambu. Elas tocam com as mãos o corrimão e caixas apoiadas na cerca.No centro, na parte inferior, há o logo do FubáZINE em branco e preto. Ao redor da moldura, o fundo da imagem é amarelo. 

Em 2018 tivemos grandes mudanças na Fubá. Podemos dizer que foi nesse período que realmente saímos da nossa zona de conforto. Iniciamos um projeto de pesquisa para desenvolver um aplicativo de educação ambiental com acessibilidade para espaços que recebem visitantes – o BoRa.


Para isso, firmamos uma parceria com o Parque Ecológico de São Carlos. E a equipe da Fubá começou a crescer! A Monica (educadora ambiental), a Sarah (educadora especial) e o Leonardo (analista de sistemas) passaram a fazer parte da nossa equipe e estão conosco até hoje.


Em setembro de 2018 firmamos mais uma parceria nos enche de orgulho até hoje. Somos responsáveis pelo componente educativo do Instituto de Conservação de Animais Silvestres, o ICAS. O instituto é responsável pelo Projeto Tatu-Canastra e pelo Bandeiras e Rodovias e atua na conservação dessas espécies brasileiras. Andréia Nasser, co-fundadora da Fubá, coordena as ações com apoio da nossa equipe, especialmente do Daniel e da Larissa.


Em 2019 iniciamos uma nova fase do desenvolvimento do aplicativo e nossa equipe multidisciplinar ficou completa! Demos as boas-vindas para a Tábata (designer), João (audiodvisual), Eloá (tradutora e intérprete de Libras), Giannandrea (programadora) e Draylson (programador). O BoRa ganhou nome, identidade visual, começou a tomar forma e começamos a ver a nossa ideia se tornando realidade.


Em 2020 nosso foco principal continuou sendo o aplicativo. Mas, de repente, a pandemia chegou ao Brasil. Assim que a recomendação de ficar em casa foi dada, mudamos totalmente a nossa rotina de trabalho para o home office. Temos trabalhado assim desde então. E temos muita clareza que só voltaremos ao presencial quando for realmente seguro.


Essa situação motivou a criação de um site de visita online ao Parque Ecológico de São Carlos, a partir dos conteúdos que havíamos elaborado para o aplicativo. Com a ajuda da Milena e da Juliana, que já faziam parte da nossa equipe de comunicação, criamos essa ferramenta em tempo recorde.


O site foi visitado por pessoas do Brasil inteiro e até por pessoas de outras partes do mundo. Gerou repercussão na imprensa e foi realmente um sucesso! Assim, passamos a refletir ainda mais sobre o papel da tecnologia na educação e também sobre a importância de mantermos uma postura aberta e flexível para nos adaptar às diferentes situações e continuar buscando maneiras de promover a educação ambiental em diferentes formatos.


Naquele dia 7 de agosto de 2015 não poderíamos imaginar que realizaríamos tantas coisas nos anos seguintes e muito menos que teríamos tantas pessoas incríveis trabalhando conosco. A Fubá de 2015 era apenas uma tentativa de continuar trabalhando com o que amamos e defendemos.


Nesses cinco anos experimentamos muitas formas de trabalhar, erramos e acertamos e fomos construindo nosso caminho aproveitando as oportunidades que surgiam. Também recebemos muito apoio de pessoas queridas e também de várias pessoas que nem conhecemos pessoalmente! Se você está por aqui, é uma dessas pessoas.. :-)


Somos muito gratas por tudo isso e nosso desejo para o futuro da Fubá é continuar nosso trabalho com coerência e responsabilidade e unir cada vez mais pessoas na construção de um mundo mais sustentável.

 #PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição: Imagem de comemoração dos 5 anos da Fubá. Do lado esquerdo está escrito em verde "5 anos" e ao lado há o logo da Fubá Educação Ambiental. Ao lado direito há uma foto de , Ariane, Flávia, Mayla e Andréia. Todas estão sorrindo. Elas estão em pé e são vistas de frente. Ao fundo há muitas árvores. Há uma moldura roxa na foto. Nas bordas superior e inferior da imagem há confetes e serpentinas coloridas. O fundo da imagem é amarelo.


58 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page