• Mayla Valenti

Café comPartilha: uma atividade que a gente AMA!

Atualizado: 11 de Abr de 2019


Quem já participou de nossos cursos presenciais de formação em Educação Ambiental com certeza também gostou dessa atividade.


O Café comPartilha é uma opção incrível para promover a participação do público e pode ter vários objetivos:


- Fazer um diagnóstico inicial dos conhecimentos e experiências do público em relação ao tema que será abordado;


- Buscar a solução para um problema identificado pelo grupo a partir da contribuição de todas as pessoas;


- Realizar um planejamento estratégico de um projeto, de uma política pública;


- Sistematizar uma experiência vivenciada pelo grupo;


- Avaliar um processo educativo que o grupo tenha participado;


- E tudo mais que a sua criatividade permitir identificar!


O Café comPartilha é o nome aportuguesado de World Cafe, uma ferramenta para ação participativa bastante conhecida mundo afora. O Café que aparece nos dois nomes remete a um momento de encontro informal, ao redor de uma mesa. O cafézinho com comidinhas gostosas podem de fato estar presentes para ajudar a criar esse clima na atividade.



#pratodosverem Audiodescrição resumida: Imagem com foto de mulheres sentadas. Elas usam roupas de frio e estão sentadas em cadeiras, em volta de uma mesa circular de tampo amarela. Em cima da mesa, há uma cartolina branca, e as mulheres olham em direção à ela. Ao fundo, sala com armário, painéis, mesa com caixa, e outros objetos. Acima da foto há uma faixa rosa com a frase escrita em letras brancas: uma atividade que a gente ama! O fundo da imagem é amarelo.

COMO FUNCIONA (baixe o PDF clicando aqui):


1- Antes de propor a atividade, é preciso definir o objetivo e algumas questões ou reflexões sobre as quais o público deverá dialogar. Se houver tempo, essas questões podem até ser definidas junto com o público, tornando o processo ainda mais participativo.


2- As pessoas são divididas em pequenos grupos de até cinco pessoas. O número de grupos formados será equivalente ao número de perguntas a serem respondidas durante a atividade e ao número de mesas necessárias. Cada grupo recebe uma questão/reflexão, uma folha grande de papel, canetinhas e lápis de cor.


3- Cada grupo deve escolher uma pessoa que será a relatora. Essa pessoa ficará fixa no grupo e será responsável por relatar às demais participantes a produção do grupo a cada rodada.


4- Na primeira rodada, em cada grupo, as pessoas devem dialogar sobre a questão/reflexão proposta e usar os papéis e canetinhas para iniciar a confecção de um cartaz que represente suas respostas. Esse material ficará com a(o) relator(a).


5- Após um tempo determinado (entre 10 e 20 minutos, dependendo da complexidade da questão), as pessoas devem trocar de grupo e sentar-se ao redor de outra mesa. É importante que nessa troca as pessoas se misturem entre os grupos e não se sentem novamente com as mesmas pessoas. Assim, a diversidade de interações se amplia e a riqueza do diálogo será maior. Apenas a(o) relator(a) deve permanecer no grupo inicial.


6- Ao chegarem novas pessoas para o grupo, a pessoa responsável pela relatoria deve informar sobre a produção do grupo até então. A partir dessa conversa, o novo grupo deve dialogar sobre a pergunta/reflexão daquela mesa e continuar a criação do cartaz. Após 10-20 minutos, as pessoas devem trocar de grupo novamente.

7- Essa dinâmica continua até que todas as pessoas tenham passado por todas as mesas. Ao final, cada relator(a) deve apresentar o cartaz resultante do diálogo de sua mesa para todo o público.


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de pessoas em uma tenda. Há duas pessoas em pé e outras sentadas em cadeiras.




Essa atividade pode ser feita com os mais variados públicos e sobre os mais diversos temas. Como sempre, você pode fazer as adaptações necessárias para a sua realidade. O mais importante é manter a possibilidade de diálogo, de construção coletiva de uma resposta/reflexão/proposta e de diversidade de interações.



DE ONDE VEIO O CAFÉ COMPARTILHA:

A atividade com o nome Café comPartilha tem sido difundida para ações de Educação Ambiental no Brasil pela OCA - Laboratório de Política e Educação Ambiental da Esalq/USP, a partir do Simpósio de Políticas Públicas de Educação Ambiental. O simpósio gerou um livro muito rico sobre este tema:

RAYMUNDO, M. H., BRIANEZI, T., SORRENTINO, M. (Orgs). Como construir políticas publicas de educação ambiental para sociedades sustentáveis. São Carlos, SP, Diagrama Editoria, 2015.

Internacionalmente, essa atividade é conhecida como World Café. Existe até uma comunidade mundial de pessoas que difundem essa atividade chamada The World Café Community. A comunidade disponibiliza um arquivo em português com muitas dicas e instruções para realizar um World Café. Clique aqui para baixar este arquivo em pdf.

#Diálogo #transversalidade #cooperação #Transformação #Políticaspúblicas #AçãoColetiva

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE