top of page
Fubazine4.png

Como colocar seu projeto de educação ambiental em prática e conseguir apoio para fazer mais

Atualizado: 20 de set. de 2019



Quando perguntamos para as pessoas que nos acompanham nas redes sociais sobre os seus desafios ao atuar com Educação Ambiental, uma das respostas mais frequentes é a dificuldade em conseguir apoio para os projetos.

Realmente esse é um problema que precisamos enfrentar em nosso dia a dia. Em nossas experiências, percebemos que duas atitudes podem nos ajudar bastante nesse sentido:


1- Não esperar pelas condições ideais para começar.

2 - Divulgar os resultados positivos desde o início.



Vamos compartilhar aqui um pouco mais sobre o que temos percebido em relação a esses dois aspectos.


1- Esperar pelas condições ideais para iniciar um projeto de educação ambiental pode significar nunca começar.

Dificilmente vamos encontrar alguma instituição e contexto totalmente favoráveis à realização de ações de educação ambiental. Entretanto, se a sua realidade for positiva, agarre a oportunidade, porque ela é extremamente rara.

Então, o comum é começar devagar mesmo, com os recursos que já temos. E o apoio vai aparecendo aos poucos, conforme vamos conseguindo mostrar para o público e para a instituição que o nosso trabalho realmente faz diferença.


Assim, a nossa sugestão é que você comece sem apoio mesmo. Isso pode significar não conseguir realizar todas as atividades que você gostaria, e não ter toda a infraestrutura, materiais e equipes necessárias, entre outros contratempos. Porém precisamos ajustar o nosso projeto às condições existentes no momento.


O que não significa se acomodar e não buscar apoio. Mas é realmente muito mais fácil conseguir esse apoio quando já temos algo de concreto para mostrar. Então, que tal usar a criatividade e se perguntar:


- Como eu posso começar o meu projeto hoje?


- A quais espaços, materiais e recursos eu já tenho acesso?


- Com quais pessoas eu poderia contar para me ajudar?


- Quais são os grupos relacionados ao tema do projeto que já existem? Como posso me aproximar desses grupos?


- Quais são as potencialidades educativas do contexto em que atuo ou quero atuar que já estão ao meu alcance?



2 - O segundo aspecto é aumentar o nosso esforço para analisar e divulgar os resultados obtidos.


Muitas vezes nós ficamos tão imersas ou imersos nas atividades que queremos realizar que acabamos dedicando pouca energia para avaliar as nossas ações. E este é um ponto importante para melhorar o nosso trabalho, de divulgá-lo e, consequentemente, conseguir apoio.


Costumamos ser pessoas muito críticas em relação ao nosso próprio projeto. E isso acaba limitando a divulgação dos resultados. Muitas vezes consideramos que o que fizemos não foi bom o suficiente para divulgar. Mas saiba que em geral, isso não é verdade! Precisamos dar valor às pequenas conquistas e ir melhorando aos poucos!

Por isso, a nossa sugestão é que você se afaste do perfeccionismo e da timidez e coloque a “boca no mundo”! Mostre para as pessoas as suas menores vitórias e as razões de você continuar investindo tempo e recursos naquele trabalho.

A nossa proposta para você nesta semana é planejar como você vai começar o seu projeto com aquilo que você já tem disponível e pensar em como vai avaliar e divulgar os resultados desse trabalho.



Se você está buscando ferramentas e novas metodologias para fazer seu projeto acontecer e realmente gerar transformação na sua realidade, temos uma ótima notícia.


As inscrições para o nosso curso online COMO?! já estão abertas!

O curso é leve, flexível e totalmente voltado para ajudar você a colocar a teoria em prática.


Clique AQUI para saber todos os detalhes!


172 visualizações

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page