Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Educação Ambiental com Comunidades Tradicionais

Atualizado: 28 de Mar de 2019


Uma das ações mais desafiadoras para quem atua com Educação Ambiental é realizar projetos com comunidades tradicionais. Quando são baseadas no diálogo, essas ações são as que mais geram transformações, tanto para o público quanto para as (os) próprias (os) educadoras (es).


Mas, como engajar a comunidade em um projeto coletivo?


Como escolher conteúdos e atividades que façam sentido para o público?


Quais são os cuidados necessários para que o diálogo verdadeiro aconteça entre todas as pessoas envolvidas?


Essas são apenas algumas das perguntas que guiaram nosso bate-papo online ao vivo sobre Educação Ambiental com Comunidades Tradicionais. Para nos ajudar a responder a essas questões tivemos um convidado super especial: Dr. Silvano Carmo de Souza. O Silvano é professor do Instituto Federal do Mato Grosso em Cáceres e desenvolveu uma pesquisa de doutorado E-N-C-A-N-T-A-D-O-R-A com comunidades de pescadoras(es) artesanais no Pantanal.


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Pintura à óleo sobre tela: Vozes que implodem de Salvio Junior e Daniel Moraes. Há uma mulher com um menino no colo em uma lagoa. Eles estão com pano amarrado na boca. A mulher usa um chapéu de palha e segura uma vara de pesca. O menino segura um alto falante. O céu apresenta tons de rosa e roxo e amarelo que refletem na água.



O bate-papo fez parte do nosso curso de formação em Educação Ambiental COMO?! Foi uma aula extra especialmente programada e que está disponível para todas as pessoas interessadas assistirem.

Nesse encontro há muita articulação entre teoria e prática transbordando inspiração para as suas ações educativas.



Ah! E ainda vale mandar suas dúvidas e desafios sobre o tema, aqui nos nossos comentário, para enriquecer nossa troca de ideias e, de fato ajudar você a também colocar a teoria em prática no seu projeto.


Se você quiser saber mais sobre nosso curso de formação em educação ambiental, o COMO?!, acesse o link: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019




Equipe Fubá


#Diálogo #Comunidadestradicionais #PesquisaemEducaçãoAmbiental #Evento #conteúdosgratuitos