• Mayla Valenti

Aprender e ensinar em contato com a natureza

Atualizado: 21 de Mar de 2019


Por aqui a nossa equipe tem viajado bastante para várias cidades brasileiras. Realizamos diversas visitas técnicas em espaços educadores. Foram momentos de bastante interação com pessoas, mas também de muito contato com a natureza não humana.


Por isso, resolvemos compartilhar alguns dos nossos aprendizados que não se enquadram no campo racional e têm muito a ver com a área dos sentidos e sentimentos. Estar na natureza é sempre uma rica experiência sensorial.


Com a natureza aprendemos a desacelerar e viver o presente. Aprendemos a parar e a contemplar. Aprendemos a prestar mais atenção aos nossos sentimentos. É meditação pura!


Quando nos entregamos profundamente à experiência, podemos nos encantar e nos emocionar, sem timidez.


Apreciando as montanhas ou enormes cachoeiras, nos sentimos pequenas(os). Aprendemos que a beleza pode ser evidente...


...ou pode estar escondida nos detalhes. Observando um pequeno musgo, cheio de vida, nós nos sentimos grandes.


Aprendemos que o tempo é relativo e que é preciso respeitá-lo em cada evento. Aprendemos que o silêncio pode ser bom. Aprendemos que não temos o controle de tudo. Mas que também estamos ligadas(os) a todos os seres. Que impactamos e somos impactadas(os).


São todos esses ensinamentos que só podemos ter com uma vivência direta, com o corpo no mundo, que chamamos de experiência estética. E, para nós, ela é fundamental para os processos educativos. Por meio dos sentidos e dos sentimentos podemos trabalhar os valores mais profundos do nosso ser.


Então, nosso convite para você é: entregue-se a uma experiência direta com a natureza. Se você for educador(a), proporcione esses momentos para seu público. Que tal?


Se puder, nos conte: o que você já aprendeu com a natureza? Vamos adorar saber sobre as suas experiências.


E viva a primavera!


Se você quiser saber mais sobre os valores estéticos na educação ambiental, conheça nosso curso online: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019


#experiência #Natureza #estética #sentidos #sentimentos

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE