Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Aprender e ensinar em contato com a natureza

Atualizado: 21 de Mar de 2019


Por aqui a nossa equipe tem viajado bastante para várias cidades brasileiras. Realizamos diversas visitas técnicas em espaços educadores. Foram momentos de bastante interação com pessoas, mas também de muito contato com a natureza não humana.


Por isso, resolvemos compartilhar alguns dos nossos aprendizados que não se enquadram no campo racional e têm muito a ver com a área dos sentidos e sentimentos. Estar na natureza é sempre uma rica experiência sensorial.


Com a natureza aprendemos a desacelerar e viver o presente. Aprendemos a parar e a contemplar. Aprendemos a prestar mais atenção aos nossos sentimentos. É meditação pura!


Quando nos entregamos profundamente à experiência, podemos nos encantar e nos emocionar, sem timidez.


Apreciando as montanhas ou enormes cachoeiras, nos sentimos pequenas(os). Aprendemos que a beleza pode ser evidente...


...ou pode estar escondida nos detalhes. Observando um pequeno musgo, cheio de vida, nós nos sentimos grandes.


Aprendemos que o tempo é relativo e que é preciso respeitá-lo em cada evento. Aprendemos que o silêncio pode ser bom. Aprendemos que não temos o controle de tudo. Mas que também estamos ligadas(os) a todos os seres. Que impactamos e somos impactadas(os).


São todos esses ensinamentos que só podemos ter com uma vivência direta, com o corpo no mundo, que chamamos de experiência estética. E, para nós, ela é fundamental para os processos educativos. Por meio dos sentidos e dos sentimentos podemos trabalhar os valores mais profundos do nosso ser.


Então, nosso convite para você é: entregue-se a uma experiência direta com a natureza. Se você for educador(a), proporcione esses momentos para seu público. Que tal?


Se puder, nos conte: o que você já aprendeu com a natureza? Vamos adorar saber sobre as suas experiências.


E viva a primavera!


Se você quiser saber mais sobre os valores estéticos na educação ambiental, conheça nosso curso online: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019


#experiência #Natureza #estética #sentidos #sentimentos